Na manhã da última terça-feira (01/08), uma ação policial exitosa resultou na recuperação de um caminhão Mercedes-Benz L 1620, de cor branca, carregado com uma carga avaliada em 1,8 milhão de reais de cigarros de origem estrangeira, destinados à comercialização ilegal no Brasil. A operação foi realizada pelos Policiais Militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira).
Durante um patrulhamento rural em uma estrada vicinal, os militares avistaram o caminhão suspeito e ordenaram a parada do veículo. No entanto, o condutor desobedeceu à ordem policial e abandonou o veículo, fugindo para a vegetação próxima à estrada. Apesar das buscas intensas realizadas nas imediações, o homem não foi localizado.
Ao verificar os dados do caminhão, os policiais constataram que o veículo havia sido objeto de furto/roubo na cidade de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, em 31 de agosto de 2006. O reencontro do caminhão com seu legítimo proprietário representa o encerramento de um longo período de perdas e prejuízos decorrentes do crime ocorrido há mais de uma década.
A carga transportada pelo caminhão recuperado consistia em cerca de 35 mil pacotes de cigarros de origem estrangeira, cuja comercialização ilegal no território nacional constitui crime contra a economia e a saúde pública. Os policiais militares do DOF atuaram com rigor e eficiência para interromper mais uma tentativa de contrabando no país.
A ocorrência foi devidamente registrada e a carga apreendida foi entregue à Receita Federal de Mundo Novo. A Operação Hórus, que reuniu esforços entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem sido um importante instrumento de combate ao contrabando e tráfico de mercadorias nas fronteiras brasileiras.
Com informações: Assessoria DOF