Uma operação conjunta realizada na manhã deste domingo (24/09) envolvendo o Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) de Mato Grosso do Sul, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Guaíra-PR e a Polícia Militar de Cafezal do Sul-PR resultou na apreensão de uma volumosa carga de cigarros contrabandeados.
A ação ocorreu no contexto da Operação Hórus do Ministério da Justiça, que tem como foco o combate ao tráfico de drogas, contrabando e outras atividades criminosas na região. Durante a abordagem a um veículo Scania/R-124 GA 420 6×4 NEZ, de cor branca, com um semirreboque (bitrem) acoplado, os agentes constataram uma irregularidade. Em vez dos 36.000 quilos de milho em grãos declarados, o veículo transportava 800 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai, da marca Eight.
O responsável pelo transporte foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia da Polícia Federal de Guaíra para as devidas providências legais. O valor estimado da carga apreendida e dos veículos confiscados atinge a marca de R$ 1,5 milhão, evidenciando o significativo prejuízo causado e a importância do combate ao contrabando de cigarros. Além de ser uma atividade ilegal, o contrabando de cigarros alimenta o crime organizado e prejudica a economia do país.
Essa operação conjunta entre DRACCO, PRF e Polícia Militar de Cafezal do Sul-PR representa um duro golpe contra o crime organizado e destaca a eficácia das ações coordenadas das forças de segurança.
Com informações: Assessoria DRACCO