27.8 C
Campo Grande
23/11/2024 - sábado
spot_img
InícioCiênciaEncontrada no Brasil uma árvore que se acreditava extinta há 185 anos

Encontrada no Brasil uma árvore que se acreditava extinta há 185 anos

Uma árvore que foi vista pela última vez há quase dois séculos e considerada extinta foi encontrada viva em uma área urbana no nordeste do Brasil, anunciou uma equipe de cientistas

O “Ilex sapiiformis”, que pode atingir entre oito e 12 metros de altura, foi encontrado no estado de Pernambuco, por uma expedição que passou seis dias na região à procura justamente dessa espécie, informou o grupo ambientalista que promoveu o projeto Re:wild, cofundado pelo astro de Hollywood Leonardo DiCaprio.

Conhecida como Ilex Pernambucano, a espécie foi registrada pela primeira vez pela ciência ocidental pelo biólogo escocês George Gardner em 1838.

Esse foi o único avistamento confirmado até o dia 22 de março, quando a nova expedição encontrou quatro arbustos às margens de um pequeno rio na cidade de Igarassu, nos arredores da capital do estado, Recife.

“É incrível que o Ilex pernambucano tenha sido redescoberto em uma área metropolitana onde vivem quase seis milhões de pessoas”, disse Christina Biggs, chefe de espécies perdidas da Re:wild, em um comunicado.

“Mesmo que uma planta não seja vista há 185 anos, ela pode estar em algum lugar, essa árvore é um exemplo perfeito de por que é importante continuar procurando”, declarou.

A equipe de cientistas encontrou as plantas seguindo o rastro de pequenas flores brancas características da espécie.

“Parecia que o mundo tinha parado”, disse Juliana Alencar, integrante da expedição.

“A natureza nos surpreende. Encontrar uma espécie da qual você não ouve falar há quase dois séculos não acontece todos os dias. Foi um momento incrível”, declarou.

O ecólogo Gustavo Martinelli, líder da expedição, disse que o grupo espera agora iniciar um programa de melhoramento genético da espécie. “O Ilex de Pernambuco está em situação de emergência. Pode estar à beira da extinção porque, até onde sabemos, há apenas quatro indivíduos da espécie”, afirmou.

Com informações: Woodcentral.com.au

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes