O embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, desafiou os membros da ONU durante a reunião de emergência da Assembleia-Geral, nesta terça-feira (12/12), em Nova York. Ele exibiu um cartaz com o número do Hamas e desafiou: “Se vocês desejam um cessar-fogo real, liguem para os escritórios do Hamas em Gaza e peçam por Yahya Sinwar [principal comandante]”.
A atitude do embaixador israelense foi uma resposta aos membros da Assembleia-Geral que têm pressionado para que Israel faça uma nova trégua na guerra contra o grupo terrorista da Palestina: “Digam a ele [grupo] que, quando o Hamas depuser suas armas, se entregar e devolver todos os reféns, então haverá cessar-fogo real que durará para sempre”, falou.
O apelo de Erdan aconteceu pouco antes de a Assembleia-Geral adotar esmagadoramente uma resolução exigindo um cessar-fogo humanitário imediato no território palestino e a libertação de todos os reféns. A medida foi aprovada por 153 a 10 votos. Apenas Israel, EUA e outros oito países se opuseram ao texto.
“Eu honestamente não sei como alguém pode se olhar no espelho e apoiar uma resolução que não condena o Hamas nem mesmo menciona o Hamas pelo nome”, disse enquanto levantava a placa com o número de telefone dos terroristas. “Mas sabe de uma coisa? Eu tenho uma ideia. Se você quer um cessar- fogo real, aqui está o endereço certo.”
Com informações: Revista Oeste