Uma chuva torrencial, registrada por volta das 9 horas da manhã deste domingo, resultou em alagamentos significativos em diversos bairros próximos aos córregos em Ponta Porã. Destaca-se a região da ocupação da ferroviária conhecida como “Favelinha”, onde muitas residências foram inundadas, ocasionando perdas materiais para diversas famílias.
O vereador Marcelino Nunes foi acionado e encontra-se engajado na operação de retirada de algumas famílias do local afetado. Paralelamente, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram mobilizados para prestar assistência à população atingida pelas enchentes.
Segundo registros, foram acumulados cerca de 80 milímetros de chuva na área central, com uma média de 97 milímetros em determinados pontos da cidade. Imagens das casas na região da Ferroviária e das ruas, inclusive em Pedro Juan Caballero, evidenciam os danos causados pela inundação.
Chuvas causaram alagamentos em Pedro Juan Caballero
As chuvas que caíram sobre Pedro Juan Caballero neste domingo resultaram alagamentos na fronteira com o Brasil. O serviço meteorológico prevê a continuidade das precipitações ao longo desta tarde.
Em apenas duas horas de chuva, tanto Pedro Juan Caballero quanto a cidade brasileira de Ponta Porã foram afetadas por alagamentos, assim como algumas pessoas que transitavam pelas ruas.
As chuvas torrenciais inundaram as ruas de Pedro Juan Caballero. Em uma das vias, moradores precisaram resgatar uma mulher e seu filho, que foram violentamente arrastados pelas águas.
Além disso, um carro estacionado evitou uma tragédia iminente. Em um vídeo, é possível ver o condutor da motocicleta decidindo atravessar, apesar do alto nível de água e do fluxo violento do alagamento. Ao atingir uma certa altura, o alagamento fez com que os ocupantes da motocicleta caíssem ao lado de um carro estacionado, que impediu que fossem arrastados.
As chuvas persistirão. De acordo com um relatório da Direção de Meteorologia, espera-se chuvas com tempestades elétricas de moderadas a fortes, além de rajadas de vento da mesma intensidade e até mesmo possível queda de granizo.
Os núcleos de tempestade continuam e seus efeitos permanecem na zona norte do país, portanto, há probabilidade de ocorrência de tempo severo durante a tarde deste domingo.
A orientação é para que as pessoas fiquem em casa e, caso estejam na rua, a procurarem um local seguro e elevado para se protegerem dos alagamentos.
Com informações: Ultima Hora (PY)