Uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil. Isso significa que cerca de 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual no último ano. Os números tendem a ser ainda maiores, porque grande parte das vítimas ainda não têm coragem de denunciar seus agressores. Isso acontece porque na maioria das vezes esses agressores estão dentro de suas próprias casas. Além do medo, a ausência de renda própria e a relação de dependência financeira, são as principais razões que levam as mulheres a evitar a denúncia.
“O Rotaract veio para dar um incentivo maior às nossas mulheres vítimas de violência que atendemos aqui no projeto, escrevemos um projeto para o clube onde eles abraçaram a causa. Hoje estamos ajudando 30 mulheres que sairão da ACIESP com o seu ateliê montado para ter um rumo diferente em suas vidas, elas escreverão sua própria história daqui para frente. O Rotaract nos doou as máquinas para começar o projeto “Alinhavando Sonhos” e elas já estão na fase final do curso, muitas delas já estão confeccionando em casa e vendendo, então elas já possuem uma fonte de renda, já estão mudando a história de vida delas. E esperamos que no final do curso (24 de março) elas já saiam daqui com uma outra visão do que realmente elas querem para essa nova fase de vida delas. Então, são muito mais que 30 mulheres que eles ajudaram através desse projeto, eles ajudaram famílias e dessas famílias muitas outras pessoas indiretamente que buscam serviço com essas mulheres. Então está sendo um projeto muito importante tanto para elas que têm essa oportunidade aqui na instituição como para nós da ACIESP que podemos dar um curso com mais qualidade com essas máquinas doadas pelo Rotaract Club de Campo Grande”, diz a presidente da ACIESP, Ceurecy Santiago Ramos.
Sobre a instituição:
O Rotaract Club de Campo Grande, fundado no dia 14 de março de 1987, é um clube de prestação de serviços à comunidade, local e mundial.
Com mais de 30 anos de serviços, o clube já realizou inúmeros projetos impactantes, desde aulas totalmente gratuitas sobre empreendedorismo para jovens estudantes de escolas públicas do município, passando por oficinas para uma comunidade carente sobre a fabricação de sabão a partir da reciclagem de óleo usado, até campanhas de arrecadação de livros e materiais escolares para uma biblioteca comunitária. Desta maneira, é evidente a relevância do papel do clube na comunidade, com projetos transformadores de realidades.
O Rotaract Club de Campo Grande é formado por jovens líderes de 18 à 30 anos de idade, engajados em serem inspiração e ação, em darem de si antes de pensarem em si, sempre atentos às necessidades da comunidade.
Objetivo:
- Desenvolver a liderança e a cidadania responsável, através da prestação de serviços visando a coletividade;
- Promover a assistência social; Promover a cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico;
- Promover gratuitamente a educação, observando-se a forma complementar de participação de outras pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas;
- Promover a segurança alimentar e nutricional;
- Defender, preservar e conservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável;
- Promover o voluntariado;
- Promover o desenvolvimento econômico e social através do combate à pobreza e do amparo a crianças e adolescentes carentes e em situação de risco;
- Promover o fomento, o reconhecimento e aceitação de elevados padrões de ética, da compreensão da paz internacional, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais.
O Rotaract é um clube de voluntariado e está sempre aberto a receber novos membros. Para quem quiser conhecer melhor ou fazer parte do clube, pode entrar em contato pelo Instagram: @rotaractcampogrande.