O projeto “Música Erudita nas Escolas” está emocionando o público de todas as idades em sua circulação por Campo Grande. Com a presença do violonista Evandro Dotto, a soprano Bianca Danzi e o violinista Gabriel Almeida, o projeto tem levado momentos de encantamento e aprendizado por onde passa. Em sua primeira semana foi ao Centro Especializado para Idosos (terça-feira 7/05) e na Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad.
O primeiro espaço a receber o projeto foi o CEI (Centro Especializado Para Idosos). O público da melhor idade se encantou com o repertório da apresentação e ficaram com os olhos e ouvidos atentos para não perder nenhum momento dos talentosos músicos.
“Foi reconfortante reviver esses momentos de beleza e cultura. A música erudita sempre teve um lugar especial em meu coração, e ter a oportunidade de apreciá-la aqui é um presente inestimável. Esses jovens músicos nos transportam para um mundo de harmonia e emoção, fazendo-nos sentir jovens novamente. Estou encantado com a iniciativa e espero que mais pessoas tenham a chance de vivenciar essa experiência enriquecedora”, afirma Nair Rodrigues, idosa que acompanhou a apresentação.
Para a presidente do CEI, Rosangela Calado, foi enaltecedor fazer parte da circulação do projeto. “Sei que cada música foi escolhida cuidadosamente para cativar a todos os ouvintes e isso encheu meu coração de alegria. Todos adoraram, cada música foi remetida a uma história, a um momento especial e tenho certeza que não só o coração, mas como a alma deles ficaram transbordados. Ouvir uma música boa faz toda a diferença”, afirmou.
Na Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad, a primeira instituição de ensino a receber o projeto, não foi diferente. Com as crianças atentas a cada momento, os músicos encantaram os presentes.
O professor de arte Douglas Deosdete achou uma experiência incrível receber o projeto. “Eu enquanto professor de arte, envolvido diretamente com a cultura, fiquei imensamente feliz pelos alunos de nossa poderem ter contato com esse tipo de música. Ainda mais com músicos de currículo bem elaborado, sei que foi uma experiência positiva a todos”.
Próximas apresentações
Esta semana o projeto chega a mais uma escola da REME (Rede Municipal de Ensino). Dessa vez é a Escola Municipal Prof. Hércules Maymone, no bairro Nova Lima, na manhã de sexta-feira (17). “Música Erudita nas Escolas” pretende levar a música erudita a pessoas que têm poucas oportunidades de vivenciar este tipo de arte.
fotos de Thais Umar
A seleção do repertório é cuidadosamente pensada para abranger diferentes períodos da história da música, proporcionando aos alunos uma visão ampla e contextualizada do desenvolvimento da arte. Além disso, o projeto valoriza a inclusão de obras de compositores regionais menos conhecidos, contribuindo para a valorização da cultura local e para a difusão de talentos ainda não reconhecidos.
Os professores e alunos recebem o programa impresso do concerto, o qual foi elaborado para contar um pouco sobre as músicas apresentadas e os períodos que elas fazem parte. Este é outro objetivo do projeto, oferecer um material de apoio pedagógico para as aulas, que pode ser utilizado antes e depois das aulas.
Ainda neste mês, o projeto vai para a Escola Municipal Desembargador Carlos Garcia de Queiroz (dia 27) e Escola Municipal Nagen Jorge Saad (dia 29). Para mais informações acompanhe o Instagram @eviolaodotto.
“Música Erudita nas Escolas e Universidades” é um projeto contemplado com recurso da Lei Paulo Gustavo (LPG), do MinC – Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio de edital da Sectur – Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande, instituição vinculada à Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG).
Serviço
– 17/05 – Sexta-feira, 9h30: Escola Municipal Prof. Hércules Maymone;
– 27/05 – Segunda-feira, 9h30: Escola Municipal Desembargador Carlos Garcia de Queiroz;
– 29/05 – Quarta-feira, 9h30: Escola Municipal Nagen Jorge Saad.
Com informações: Assessoria