A Mostra Pantalhaç@s, dedicada à promoção da arte da palhaçaria, oferece uma série de oficinas ministradas por artistas de renome internacional no Centro Cultural José Octávio Guizzo. As atividades acontecem entre os dias 29 de maio e 1º de junho, e as inscrições estão abertas gratuitamente, porém com vagas limitadas.
A Pantalhaç@s é realizada pelo Circo do Mato em parceria com o Flor e Espinho, e conta com o apoio do FIC (Fundo de Investimentos Culturais) e da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). Anderson Lima, palhaço e ator do Flor e Espinho e um dos idealizadores da mostra, ressalta a importância das oficinas para o aprimoramento dos artistas locais e a troca cultural enriquecedora. “Vejo que as oficinas são importantes no aspecto de contribuir para que os artistas consigam aperfeiçoar o seu trabalho, capacitar, ver coisas novas no fazer”, afirma Anderson.
A programação das oficinas inclui:
A Verdade do Palhaço: Palhaçaria com Técnicas Teatrais
Ministrante: Rafael Senna (Palhaço Muzzarela)
Data: 29/05 (quarta-feira)
Horário: 8h às 12h
Com 4 horas de duração e voltada para adultos a partir dos 20 anos, esta oficina explora a arte da palhaçaria com técnicas teatrais. Rafael Senna traz sua vasta experiência adquirida em países como Brasil, Argentina, Suécia, Arábia Saudita, França e Alemanha. Os participantes devem usar roupas pretas, grandes, compridas e fechadas para criar um ambiente de foco e uniformidade.
Vivência: A Beleza do Ridículo – Introdução à Palhaçaria
Ministrante: Naomi Silman (LUME Teatro)
Data: 30/05 (quinta-feira)
Horário: 9h30 às 12h30
Com 28 anos de experiência, Naomi Silman oferece uma oficina prática de 3 horas para maiores de 16 anos, focando na introdução ao estado sensível do ridículo e na relação com o público.
Partitura Física para Palhaçxs – A Descoberta do Corpo Cômico
Ministrante: Payasa Maku Fanchulini
Data: 31/05 (sexta-feira) e 01/06 (sábado)
Horário: 9h às 11h
Destinada a adultos a partir dos 20 anos, esta oficina de 4 horas conduz os participantes pela pesquisa sobre desarticulação e criação de cenas cômicas silenciosas, explorando profundamente o corpo cômico.
A Mostra Pantalhaç@s promete uma experiência enriquecedora, promovendo o aprimoramento técnico e artístico dos participantes.
Com informações: Assessoria