Na manhã desta quarta-feira (04/09) uma anta invadiu o pátio de uma escola particular em Campo Grande. O animal foi avistado e filmado andando tranquilamente pelo pátio do Colégio Padrão, que fica na rua Joaquim Murtinho, próximo ao Parque Itanhangá.
A coordenação da escola acionou a Polícia Militar Ambiental para resgate do animal. Até o momento da publicação da reportagem, o animal permanecia no pátio da escola, mas sem oferecer riscos. Por prevenção, alunos e funcionários foram orientados a manter uma distância segura da anta.
A anta (Tapirus terrestris) é um herbívoro de grande porte, com comportamento geralmente pacífico, que habita florestas, cerrados e áreas alagadas. No entanto, devido ao desmatamento e à urbanização, esses animais acabam se deslocando para as cidades em busca de alimento e refúgio. A presença de antas em áreas urbanas representa um risco significativo tanto para os animais quanto para os seres humanos.
A presença da anta em ambientes urbanos traz diversos perigos. Para o animal, a principal ameaça é o atropelamento, devido à sua grande dificuldade em se locomover rapidamente em espaços restritos e pouco familiares. Além disso, esses animais estão expostos a possíveis maus-tratos e capturas ilegais. Para a população, os riscos envolvem acidentes de trânsito e possíveis ataques em situações de estresse ou de autodefesa por parte do animal.