26.8 C
Campo Grande
23/11/2024 - sábado
spot_img
InícioClimaMato Grosso do Sul registra temperaturas acima de 40°C e baixa umidade...

Mato Grosso do Sul registra temperaturas acima de 40°C e baixa umidade neste 7 de setembro

Neste sábado (07/09) Mato Grosso do Sul registrou temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar, conforme dados fornecidos pela Estação Meteorológica Anhanguera/Uniderp, localizada em Campo Grande, sob a supervisão do meteorologista professor Natálio Abrahão Filho. As cidades de Aquidauana e Pedro Gomes registraram as temperaturas mais altas, ambas alcançando 41,1°C, com sensações térmicas de 45,2°C. A umidade relativa do ar apresentou índices críticos, chegando a 11% em diversas localidades, como Costa Rica, Sonora, Aquidauana e Água Clara.

Clima em Campo Grande

Em Campo Grande, capital do Estado, a temperatura máxima atingiu 38,2°C, com uma sensação térmica de 42,1°C, e a umidade relativa do ar registrou 13%. Além das altas temperaturas, uma névoa seca com muita fumaça cobre o céu da cidade e de outras localidades de Mato Grosso do Sul nos últimos três dias, deixando o sol avermelhado e pouco brilhante desde as primeiras horas da manhã. Apesar dessa condição, as temperaturas permanecem extremamente altas, agravando os impactos do tempo seco e quente na região.

Condições climáticas e previsão para setembro

O prognóstico climático do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para setembro de 2024 prevê chuvas acima da média no sul de Mato Grosso do Sul, mas com redução significativa em outras áreas do Centro-Oeste. “A redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco que ocasiona a diminuição da umidade relativa do ar e, consequentemente, favorece o aumento da incidência de queimadas, além do aumento de doenças respiratórias”, explica o INMET.

Impactos na agricultura

A previsão indica que as condições climáticas podem beneficiar a maturação e colheita de culturas como o milho e o trigo nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas poderão prejudicar as lavouras de trigo em período de enchimento de grãos, especialmente em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná. No Sul do país, mesmo com previsões de chuvas próximas à média, as condições climáticas deverão ser favoráveis para o manejo e desenvolvimento dos cultivos de inverno.

Temperaturas previstas para o Brasil

O INMET prevê que as temperaturas permanecerão acima da média em grande parte do Brasil, com possibilidade de ondas de calor intenso, especialmente em áreas do Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão e Piauí. No entanto, regiões de maior altitude no Sul e Sudeste podem experimentar temperaturas próximas ou inferiores a 12°C, com possibilidade de geadas devido à entrada de massas de ar frio.

Fontes: Estação Meteorológica Anhanguera/Uniderp, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes