19.8 C
Campo Grande
25/04/2025 - sexta-feira
spot_img
InícioGeral1º DNA DAY Forense acontece nesta sexta com série de palestras na...

1º DNA DAY Forense acontece nesta sexta com série de palestras na UFMS

Campo Grande será palco, na próxima sexta-feira (25), do “1º DNA DAY Forense”, evento inédito promovido pelo Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de Mato Grosso do Sul (Sinpof/MS), com apoio do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF), da Coordenadoria-Geral de Perícias (CGP) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A iniciativa, que celebra o DNA Day — data internacionalmente reconhecida na área científica — marca o aniversário da publicação, em 1953, do artigo de James Watson e Francis Crick que descreveu a estrutura da molécula de DNA. Além de celebrar a ciência, o objetivo do evento é fomentar o debate sobre o uso da genética forense na investigação criminal, apresentando avanços e discutindo os desafios da área.

Com mais de 200 inscritos, entre estudantes, peritos criminais, médicos legistas e outros profissionais da segurança pública, o evento será realizado no Complexo Multiuso da UFMS e já está com as vagas esgotadas.

“O DNA é uma importante ferramenta para a elucidação de crimes, identificação de vítimas e localização de pessoas desaparecidas, tendo um papel essencial no sistema de segurança pública e na proteção dos direitos humanos”, destacou Rodrigo Wenceslau, um dos organizadores do evento, que é chefe do Núcleo Regional de Criminalística de Costa Rica e diretor do Sinpof/MS.

Além de promover a troca de experiências, o 1º DNA DAY Forense reforça o papel de destaque da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul na elucidação de crimes, que, por meio do IALF, atua com tecnologia de ponta na análise de vestígios biológicos.

“A realização deste evento é uma forma de valorizar o trabalho dos peritos criminais e médicos legistas. Além disso, queremos promover a integração entre a comunidade científica, as forças policiais e a sociedade, fortalecendo o reconhecimento da Polícia Científica e ampliando o conhecimento técnico sobre genética forense”, afirma o presidente do Sinpof/MS, Francisco Orlando.

A atuação articulada com a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, que conecta 23 laboratórios no Brasil, amplia as possibilidades de resolução de delitos e identificação dos responsáveis, bem como ajuda na localização de pessoas desaparecidas.

O evento acontece nesta sexta-feira (25), UFMS – Setor 01 / Bloco 15 / Anfiteatro 2 – Multiuso, das 8h às 17 horas.

Programação:

1 – DNA Forense do MS: o surgimento de um laboratório estratégico

2 – Bancos de Perfis Genéticos

3 – DNA e Desaparecidos: a ciência reconstruindo histórias

4 – Genética Forense na Elucidação de Crimes Sexuais

5 – O Caminho para ser Perito Criminal – Como ingressar na carreira

6 – Aplicação da Genética Forense no Mato Grosso do Sul

Com informações: Ascom Sinpof-MS.

Fotos: Polícia Científica/MS

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes