O crescimento acelerado no número de casos nas últimas quatro semanas no Brasil é preocupante. De janeiro até agora em Mato Grosso do Sul, já foram registrados 3.845 casos da doença e três óbitos, sendo dois em Campo Grande e um em Aparecida do Taboado.
Dos 79 municípios, 15 estão com alta incidência, são em média 300 casos a cada 100 mil habitantes.
O Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Rogério Leite fala sobre as ações que estão sendo desenvolvidas para combater a doença: “Temos abordado constantemente em nossas reuniões, a importância das notificações, capacitando os nossos profissionais para a abordagem inicial e a sempre pensar no diagnóstico diferencial, para a melhor condução em cada caso, em virtude de que muitos sinais e sintomas são semelhantes a outras doenças virais. As ações de combate estão sendo executadas por todas as Secretarias Municipais, através dos seus profissionais da saúde, e para o sucesso da ação precisamos destacar o apoio de toda população para manter as casas, quintais limpos, livre dos focos.
Estamos chegando próximo de mais um feriado, é importante que todos mantenham seus quintais limpos, a dengue é uma doença grave que mata, e percebemos que muitos não estão dando a devida importância, vamos manter nossos quintais longe dos focos e nossa família em segurança”, pede o Presidente Rogério Leite.
De acordo com Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde os casos de dengue tiveram um crescimento de 85,6% até o início de abril deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021.