Uma massa de ar polar de grande intensidade deve chegar ao Brasil na próxima semana. Ela vem atrás de uma “frente fria” que chega no sábado a Mato Grosso do Sul e vai trazer chuvas, rajadas de ventos em pontos isolados e muita nebulosidade com nevoeiro pela manhã no domingo.
De acordo com o meteorologista Nathálio Abrahão Filho, haverá queda acentuada nas temperaturas a partir da próxima segunda feira. “Temperaturas próximas de 5°, possibilidade de geadas próximo de Ponta Porã, Amambai, Iguatemi e Sete Quedas, devem ocorrer na madrugada de segunda para terça-feira. Já em Campo Grande poderemos ter temperaturas abaixo de 9°, sensação térmica de 5° no decorrer desses próximos 3 dias, a partir do dia 19 até o dia 22”, declarou o meteorologista.
O frio nessa intensidade é atípico para o mês de maio, uma vez que o inverno só começa no mês de junho, mas já é uma amostra do que se espera para a estação neste ano. A previsão é de neve e “chuva congelante” para estados do Sul, e geadas para outros trechos do país.
Ainda de acordo o meteorologista, o grande diferencial é que desta vez o deslocamento da massa de ar polar vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, que vai trazer umidade e possibilitar a ocorrência de eventos mais incomuns: queda de neve e precipitação da chamada “chuva congelante”.
A chamada “chuva congelante” ocorre de forma normal, com a queda da gotícula na atmosfera, mas a água se congela ao tocar uma superfície. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a queda das temperaturas mínimas vai afetar também os Estados do Norte do Brasil. Em Cuiabá, a mínima pode chegar a 12° na terça-feira. Já em Palmas, a mínima pode chegar a 19°, o que é considerado frio para a região.