O plantio de culturas de cobertura é uma das estratégias mais eficazes para melhorar a sustentabilidade da agricultura em regiões tropicais e subtropicais. Quem afirma é o engenheiro agrônomo e professor de Fertilidade do Solo, Eduardo Fávero Caires, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR), que comandará a palestra “Química do Solo – Corrigindo problemas em Sistema de Plantio Direto (SPD)”. O evento acontecerá nesta quarta-feira (25/05), às 15h30, no Painel “Raízes Profundas”, durante o Showtec 2022, na sede da Fundação MS, em Maracaju (MS).
“O plantio direto, quando conduzido de acordo com seus princípios básicos, como o não revolvimento do solo, cobertura permanente da terra e rotação diversificada de culturas é um sistema que traz muitas vantagens. Entre elas, a melhoria da qualidade da área por meio do aporte de matéria orgânica, resultando em aumento na capacidade de troca de cátions (CTC), na atividade biológica, e na infiltração e armazenamento de água”, explica Caires.
Com espaço para receber até 400 pessoas, a Trincheira Show é uma escavação do solo, percorrendo diversos sistemas de cultivo em um corredor de 30 metros de comprimento e de 2 metros de altura, que possibilita conhecimento e prática para os participantes sobre o que acontece com a cultura abaixo do nível do solo.
O espaço permite conciliar ciência com prática. Neste evento, serão disponibilizados sete tipos de coberturas, sendo aveia branca, braquiária Piatã e milho em consórcio com os capins Ruziziensis, Piatã e Decumbens e com os panicum Mombaça e Zuri. Haverá demonstração também de tratamentos com a aplicação dos inoculantes Azospirillum brasilense e Bacillus spp.
As tecnologias servem de gancho para os palestrantes que trarão resultados científicos, muitas vezes, de difícil intepretação por técnicos e produtores, e conseguem, naquele ambiente, ilustrar para os participantes, de uma maneira mais visual, para onde caminha ciência e o porque disso tudo.
“Estamos falando de 13 tratamentos inseridos na trincheira e sete culturas diferentes e dois ativos biológicos já validados comercialmente. É um ambiente positivo no sentido de diversificação de tecnologias. Fica nítido como as raízes melhoram o perfil e como elas se desenvolvem no ambiente de solo”, disse o pesquisador do setor de Manejo e Fertilidade do Solo da Fundação MS e o responsável pela condução dos tratamentos utilizados pela Trincheira Show, Douglas Gitti.
Para o Caires, entender essa questão pode colaborar para os resultados em produção, principalmente diante de um cenário de mudanças climáticas. “Existe um enorme desafio pela frente de se produzir bem em condições adversas de clima. Isso só será possível com o manejo adequado dos sistemas de produção visando a melhoria do perfil do solo para garantir maior crescimento e melhor distribuição das raízes”, avalia Caires.
O Painel Raízes Profundas conta ainda com a participação do Dr. Henrique Debiasi, da Embrapa Soja, abordando o tema “Biologia do solo: Coberturas vegetais e seus benefícios”. O debate será moderado elo Dr. Ricardo Ralisch, da Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).
Tradicional no calendário de Mato Grosso do Sul, a 25ª edição do Showtec reúne as novidades do setor sobre tecnologias, insumos e maquinários, proporcionando também a disseminação de informações. A feira contará com mais de 150 expositores e programação técnica que abordará temáticas que permitem melhorias nas lavouras e na condução das propriedades.
O Showtec 2022 conta com a promoção da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul), a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB-MS). O apoio é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação Brasileira do Sistema de Plantio Direto (FEBRAP), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (Semagro), por meio do Fundo para Desenvolvimento das Culturas para o Milho e para a Soja (Fundems), e Prefeitura Municipal de Maracaju. O Showtec tem patrocínio na modalidade ouro do Sicredi, MS Energy Engenharia, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul (Senai MS) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar MS), na prata da Inpasa Brasil e Bradesco e na bronze da Cooperativa Agrícola Sul-mato-grossense (Copasul).
Com informações: Portal Showtec