Uma operação conjunta entre a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e a Polícia Federal do Brasil permitiu a captura de um criminoso perigoso ligado à facção criminosa brasileira Primeiro Comando da Capital (PCC) ) foragido da Justiça do país vizinho. Este é Rodrigo Da Silva Porto, que foi preso em Ponta Porã (Brasil). Em Pedro Juan Caballero, foram invadidos dois prédios que o criminoso costumava se esconder das autoridades. Em um restaurante localizado na cidade de Ponta Porã, cidade fronteiriça com Pedro Juan Caballero, onde procedeu à prisão de Rodrigo Da Silva Porto, considerado um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e foragido da prisão Justiça do Brasil.
Quase simultaneamente, tropas do Senad invadiram o prédio “Don Noty”, localizado na Rua Dr. Francia, próximo a Ysaac Álvarez, no bairro María Victoria, onde -segundo dados- Da Silva Porto, que utilizou um documento falso em nome de Rodrigo Souza Porto, usado para se esconder.
O outro imóvel invadido no prédio “Yguazú”, localizado na avenida José Berges próximo ao Dr. Rodríguez de Francia, também utilizado de forma formal.Ambos os edifícios estão estrategicamente localizados a poucos metros da linha internacional.
Durante as incursões, vários documentos foram apreendidos que serão analisados pelos investigadores.
A operação conjunta foi realizada no âmbito de uma aliança entre ambas as instituições que Seu objetivo é combater frontalmente o crime organizado e suas operações transnacionais.