O trabalho de confecção dos tapetes começou cedo nesta quinta-feira. Por volta das 07h00, os primeiros grupos de fiéis já começavam a reunir e distribuir serragem, tinta, papel, giz, borra de café e diversos outros materiais para a confecção das peças artísticas, a partir da Praça do Rádio (Av. Afonso Pena). O tapete desce a avenida seguindo para a rua 14 de Julho e finaliza na Av. Fernando Correa da Costa, onde foi feita a montagem do palco para a benção com o Santíssimo Sacramento.
A maior parte dos fiéis e voluntários na confecção dos trabalhos artísticos é formada por jovens, ligados aos movimentos espalhados nas 51 paróquias de Campo Grande. Nos últimos dois anos, a festa e procissão foram suspensas pela Igreja Católica em todo o Brasil em respeito às restrições sanitárias impostas por prefeituras e governos, como medidas de combate ao corona vírus. No entanto, algumas procissões e tapetes chegaram a ser confeccionados em comunidades fechadas e pequenas paróquias na festa litúrgica do ano passado.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do Corpo e do sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.