Na tarde de quinta-feira (23/06) um grupo de indígenas Guarani Kaiowá invadiu uma fazenda no município de Amambay, a 351 Km de Campo Grande. A área é chamada de território de Guapoy, “que ara os Guarani Kaiowá, é parte de um território tradicional que lhes foi roubado quando houve a subtração de alguns hectares da reserva de Amambai”, escreveram representantes do CIMI em publicação nas redes sociais.
Na manhã desta sexta-feira (24/06), equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar foram até o local. De acordo com as informações colhidas nas redes sociais, houve confronto e pelo menos duas pessoas foram feridas entre os indígenas. Do lado dos policiais, 3 homens foram feridos. De acordo com um diretor do Hospital Regional, os policiais foram feridos nas pernas por disparos de arma de fogo.
Já no início da noite, ainda na quinta-feira (23), um grupo de cerca de 20 a 30 indígenas iniciou uma invasão na Fazenda Tejuí, distante cerca de 14 km da cidade de Naviraí-MS. Os invasores fizeram os moradores reféns e os expulsaram momentaneamente da área da casa da fazenda, iniciando a ocupação da sede da Fazenda e das estradas de acesso.
Para bloquear os acessos, os indígenas fizeram uma fogueira e colocaram um trator e uma camionete da própria fazenda na estrada. Com o rápido acionamento e intervenção da Polícia Militar no local, os indígenas ameaçaram colocar fogo nos maquinários para impedir o avanço da PM até a sede da Fazenda.
Com a chegada da polícia, os indígenas recuaram, mas lançaram flechas contra os policiais. Essas flechas foram apreendidas e posteriormente serão encaminhados à Delegacia de Polícia. Na sede da fazenda, a Polícia Militar já não encontrou nenhum invasor, garantindo imediatamente a posse da fazenda a seus legítimos possuidores. Ao clarear do dia, mochilas e flechas dos invasores foram encontradas em meio ao milharal. Todo material está sendo recolhido e será encaminhado à Delegacia.
A Fazenda Tejuí faz limite com uma outra área já ocupada anteriormente por indígenas e a Polícia Militar está atenta a possíveis tentativas de invasão em terras da região. As vítimas foram encaminhadas até a Delegacia de Polícia para registrar a ação dos indígenas.
Com informações: 12º BPM de Naviraí