26.8 C
Campo Grande
22/11/2024 - sexta-feira
spot_img
InícioGeralSanta Casa e UFMS fazem parceria em projeto com escritoras Sul-Mato-Grossenses

Santa Casa e UFMS fazem parceria em projeto com escritoras Sul-Mato-Grossenses

A autora Sylvia Cesco, foi a primeira a gravar seu depoimento para o projeto

O projeto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em parceria com a Santa Casa de Campo Grande tem como objetivo celebrar a vida e a obra das mulheres precursoras da literatura no Estado. O outro foco é colocá-las em contato com alunos da UFMS na produção de materiais em vídeos que serão apresentados a instituições educacionais e culturais, e publicados em redes sociais como forma de atingir um público maior, que são as comunidades artísticas e outras interessadas na história, na arte e na literatura sul-mato-grossense.

A escrita feminina, de modo geral, vem ganhando mais visibilidade e difusão, mas ainda assim, a equiparação das obras produzidas por mulheres e homens enfrenta grandes obstáculos e parece longe de ser ajustada. Diante deste cenário, serão gravados depoimentos de escritoras do nosso Estado no estúdio da Santa Casa, que enfatizarão as dificuldades e empecilhos implicados na condição feminina.

A primeira escritora a participar do projeto foi Sylvia Odinei Cesco da Silva. Formada em Letras, Pedagogia e Psicopedagogia e especialista em Língua e Literatura Portuguesa. Ela já foi premiada em diversos concursos de poesias, e publicou “Guavira Virou”, “Mulher do Mato”, “Sinhá Rendeira”, “Ave Marias Cheias de Raça”, “Histórias de Dona Menina” e “Três Poetas Uma Via: Aldravias”. Atualmente, ela escreve sobre literatura no jornal O Estado de MS e é a diretora- adjunta de Cultura da União Brasileira de Escritores, gestão 2020-2022.

Os vídeos serão divulgados nos canais da Santa Casa, da UFMS e da União Brasileira de Escritores (UBE). A escolha das autoras será feita pelo critério de idade e não de literalidade, pois levarão em conta a dificuldade de acesso aos bens culturais e educação. Em 2021, o reitor da Universidade, Marcelo Turine, firmou um convênio com a Santa Casa de Campo Grande no intuito de desenvolver projetos culturais juntos, como primeira proposta desenvolvida no segmento cultural. O Centro Histórico e Cultural da Santa Casa vai gravar os depoimentos conduzidos com as escritoras sul-mato-grossenses União Brasileira de Escritores, como forma de preservar a memória dessas senhoras, já que são praticamente pioneiras nesse segmento.

Por: ASCOM Santa Casa de Campo Grande

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes