“Nos estádios, os planos ainda estão sendo finalizados, mas a discussão atual é sobre permitir que os torcedores tomem cerveja na chegada e na saída”, disse uma fonte da FIFA, em entrevista à agência Reuters. “No entanto, a cerveja não será servida durante as partidas ou dentro dos estádios.”
O Catar é um país de maioria muçulmana, religião que não tolera o consumo de bebidas alcoólicas. Por isso, o governo daquele país só permite a venda de bebidas alcoólicas sob estritas condições. Beber álcool em locais públicos, por exemplo, é ilegal. O país tem apenas uma loja oficial de bebidas, localizada fora da capital, Doha. Lá, visitantes não muçulmanos podem beber álcool — desde que tenham uma licença especial.
O site oficial da Fifa informa que haverá “cerveja, champanhe, vinhos selecionados pelo sommelier e destilados premium” disponíveis nas salas VIP dos estádios. Para torcedores comuns, no entanto, a cerveja deve ser vendida somente fora dos estádios.
Algumas áreas para torcedores, como as “fan zones”, só poderão vender bebidas alcoólicas das 10 da noite à 1h da manhã. Os organizadores devem criar uma área restrita no centro de Doha. O local, com capacidade para abrigar até 40 mil pessoas, poderá vender bebidas alcoólicas sem restrições de horário.
Com informações: Revista Oeste / Agência Reuters