A equipe de Costa Rica empatou com o Ação, em Várzea Grande (MT) com o placar de 2 x 2 neste domingo, pela Série D do Brasileirão. Com um sofrido aos 50 minutos do segundo tempo, a equipe do Costa Rica deixou escapar a vitória, mesmo assim, a Cobra do Norte alcançou o ponto necessário para se classificar para próxima fase da competição. O líder Brasiliense também empatou, e agora são três equipes do Grupo 5 já confirmadas para a fase de ‘mata-mata’.
Os gols na vizinha cidade da capital mato-grossense foram no primeiro tempo de Rodrigo e Igor Vilela para a Cobra do Norte, enquanto Lorran e João Pedro marcaram no segundo. O último aos 50 minutos.
Brasiliense, Anápolis e Costa Rica já estão garantidos para a segunda fase em virtude dos pontos conquistados, 31, 24 e 20, respectivamente. A quarta vaga ainda está em aberto para Ceilândia (17) e Operário-VG (15), que vão decidir o futuro na última rodada no próximo domingo. Segundo o regulamento da CBF, os times do Grupo 5 vão enfrentar os classificados do Grupo 6, que hoje são Bahia de Feira, Real Noroeste, Pouso Alegre e Nova Venecia, sendo que somente na última rodada será possível fechar a classificação. Até o quinto colocado deste grupo, a Inter de Limeira ainda mantém chance de classificação.
Segunda fase — O primeiro time de Mato Grosso do Sul a conseguir o feito de passar à segunda fase do Campeonato Brasileiro – Série D foi o 7 de Dourados em 2016. Naquela edição, o time douradense avançou ostentando a primeira colocação, somando 11 pontos no Grupo A11, que tinha ainda Anapólis, Luziânia e Sinop. Na fase de ‘mata-mata’, o representante de Mato Grosso do Sul foi eliminado pelo Fluminense-BA pelo placar de 2 a 0, nos jogos de ida e volta.
Em 2017, novamente um sul-mato-grossense avançou para o ‘mata-mata’. Com 10 pontos, o Comercial ficou na segunda colocação do Grupo A10, que tinha Ceilândia, Anápolis e Sinop. Na segunda fase do torneio, o Colorado de Campo Grande foi eliminado pelo Ceilândia, após uma derrota em casa e um empate fora.
O último time de MS a avançar no campeonato nacional foi o Novoperário, que atualmente está na segunda divisão estadual. Na temporada de 2018, a equipe avançou em segundo lugar do grupo 11, somando 10 pontos. No mesmo grupo estavam Sinop, Aparecidense e Ceilândia. Assim como os demais, o Novo não conseguiu passar do ‘mata-mata’ e ficou pelo caminho após empatar em casa e perder fora para o Iporá, de Goiás.
Com informações: EsporteMS