Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) realizavam policiamento na MS-386, zona rural de Aral Moreira na manhã da quinta-feira (14/07), quando abordaram uma carreta bitrem entre as cidades de Amambai e Ponta Porã. O motorista, de 46 anos, disse aos agentes que havia carregado milho em Maracaju e que estaria levando o produto para Porto Paranaguá (PR). A droga estava sendo transportada junto com os grãos.
Na conversa com os policiais, o motorista da carreta entrou em contradição várias vezes. Durante uma vistoria nos dois semirreboques acoplados à carreta foram localizados diversos fardos de maconha, que após pesagem totalizaram 6,8 toneladas do entorpecente.
Após os policiais encontrarem a droga, o motorista afirmou que realmente havia carregado o milho em Maracaju, mas que havia passado em Ponta Porã onde teria carregado o entorpecente para levar até o Paraná e que, pelo transporte, receberia R$ 50 mil.
O material apreendido, juntamente com o motorista, foi encaminhado à Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira). O prejuízo ao crime foi avaliado em aproximadamente R$ 14 milhões.