A guarnição da GCMFron realizava revistas no bagageiro de um ônibus da Viação Motta que partiria de Ponta Porã com destino à capital São Paulo-SP na tarde de quarta-feira (24/08). Logo ao entrarem no bagageiro do ônibus, os agentes perceberam o cheiro forte de substância análoga a maconha.
Ao realizarem a busca em uma mala de cor preta, constataram que em seu interior havia vários tabletes de substância análoga a maconha. Com o número do tíquete da bagagem, os agentes entraram no ônibus para identificar o proprietário. Mas, naquele momento, os outros passageiros relataram que um indivíduo desceu às pressas do veículo.
Através das imagens das câmeras de vídeo-monitoramento do Posto da GCMFron, os agentes identificaram o passageiro que desceu do ônibus. Em seguida, ele foi avistado nas proximidades do terminal rodoviário. Após ser abordado pelos agentes, o homem de 25 anos confessou que a bagagem era de sua propriedade e que no interior do ônibus havia uma outra mochila de cor preta, também contendo mais entorpecentes.
Todo o material apreendido, após contagem e pesagem, totalizou 20,1 Kg. O traficante foi foi conduzido juntamente com o entorpecente para a Delegacia de Polícia Federal em Ponta Porã-MS.