Na segunda-feira (29/08), o prefeito Valdir Couto de Souza Júnior recebeu os representantes da Federação das Apaes do Estado. O encontro foi para discutir a possibilidade de reativar a Apae de Nioaque, que se encontra fechada já faz algum tempo.
Participaram da reunião, os secretários municipais de Educação, Emerson Ramos, de Governo, Jeferson Zakimio, de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Jorge Luiz Cardoso, o arquiteto Bianor Vera Filho e os representantes da Federação das Apaes do Estado, presidente Ottão Pereira de Almeida, os procuradores jurídicos João Augusto Lopes e Renan Rafael Pereira Mendes, a Coordenadora Estadual de Educação Pedagógica Laura Rosemberg e o Assistente Genival Ferreira Cavalcante.
A reunião foi considerada muito produtiva tanto pelos representantes do município quanto pelos representantes da Federação das Apaes.
Audiência Pública — À noite, a Câmara Municipal de Nioaque realizou uma sessão pública, com a participação dos representantes da Apae. Durante a sessão, o arquiteto Bianor Vera Filho apresentou o projeto arquitetônico que fez para a sede da Apae de Nioaque, entregue como doação para a comunidade. Ele lembrou que a Apae de Nioaque já possuía um terreno que foi doado pela família Corral Mendes e que agora só precisa a comunidade se mobilizar e reativar a Apae que se encontra fechada.
O presidente da federação das Apaes, Ottão Pereira de Almeida conclamou a comunidade local para abraçar a causa e reativar a Apae, lembrando que é hora de olhar para frente, esquecendo todo o passado, “pois, sozinhos somos fracos, juntos seremos fortes na causa que abraçarmos”, declarou.
Também participaram da solenidade, a Promotora de Justiça da Comarca dra. Mariana Sleiman Gomes, o Controlador Interno da Câmara Dr. Tiago Borges Vançan dos Santos e o Secretário de Governo Jeferson Zakimio.
O presidente da Casa de Leis vereador Silas Nunes Ferreira enalteceu o belíssimo trabalho do jovem arquiteto, Bianor Veras Filho, filho da terra, que saiu para estudar na capital e nunca esqueceu sua origem.