29.8 C
Campo Grande
23/11/2024 - sábado
spot_img
InícioGeralTerceira edição do Ninhal da Dança terá participação do Moinho Cultural

Terceira edição do Ninhal da Dança terá participação do Moinho Cultural

Além da Cia de Dança do Pantanal, jovens integrantes do programa de formação do Instituto também participam

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano participa, neste fim de semana, da terceira edição do Ninhal da Dança, realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico. O evento conta com o apoio do Governo do Estado. 

A participação do Moinho Cultural acontece por meio da Cia de Dança do Pantanal, criada há cinco anos dentro da instituição, e também dos jovens integrantes do programa de formação oferecido em Corumbá.

No sábado, a partir das 20h, na Praça Generoso Ponce, a Cia de Dança do Pantanal fará duas apresentações. A coreografia “Pas de deux de Cisne Branco” será apresentada pelos bailarinos Brenda Ribeiro e Kauan Coelho. O coreógrafo é Lev Ivanov e a remontagem foi feita por Rudy Candia. 

Em seguida, “Pas de deux de Cisne Branco” é apresentado novamente, mas numa versão com os bailarinos Yasmin Rodrigues e Rudy Candia, com coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov.

Na mesma noite, os jovens do programa de formação do Moinho Cultural também sobem ao palco. A primeira coreografia será “Sambalelê”, do coreógrafo Wellington Júlio. Já a segunda apresentação será de “Fuga”, com o intérprete-criador Marcos Souza.

No domingo (18), a partir das 20h, a Cia de Dança do Pantanal sobe ao palco novamente com duas apresentações. A primeira é “Variação masculina de Acteon”, interpretada pelo bailarino Pedro de Barros e com coreografia de Marius Petipa. 

O espetáculo “Migrantes”, que, recentemente, fez parte da turnê da Cia de Dança do Pantanal por Mato Grosso do Sul, também será apresentado. O espetáculo tem direção de Márcia Rolon, coreografia de Wellington Júlio e figurino de Luiz Gugliato. Os intérpretes-criadores são Aline Espírito Santo, Brenda Lopes Ribeiro, Frantielly Icassatt, Grasielly Juvencio, Izabelle Paiva, Kauan Coelho, Nayara Conceição, Pedro de Barros e Yasmin Rodrigues.

Ainda na segunda noite do Ninhal da Dança, o Moinho Cultural também se apresenta com a coreografia “Boa Noite”, de Wellington Júlio.

Diretora executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon afirma que participar do Ninhal da Dança é sempre enriquecedor para os bailarinos e para os participantes da instituição. “A Cia de Dança do Pantanal tem ganhado o mundo e, neste fim de semana, também estamos em Paris, participando do festival Dança em Trânsito, mas nosso berço é Corumbá. Por isso, para nós é tão enriquecedor participar do Ninhal da Dança. Além de fortalecer a nossa cultura sul-mato-grossense, temos a oportunidade de nos apresentar em casa”, afirma.

A terceira edição do Ninhal da Dança é uma realização da Prefeitura de Corumbá, por meio da sua Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico e conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O nome do encontro parte de um dos símbolos do Pantanal, os Ninhais. A solidez da estrutura desses espaços, esculpidos pela ciência da natureza, para abrigar aves, simboliza a gênese, o início de um ciclo. Dali, os pássaros podem partir para um verdadeiro balé a céu aberto.

E é através da poesia do corpo que o evento apresenta uma das linguagens  artísticas mais fortes do nosso estado, a dança, que contará com apresentações de companhias locais, regionais e nacionais, ofertando à comunidade um retorno às atividades presenciais com muita arte.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes