O IHP (Instituto Homem Pantaneiro) preparou uma programação especial para comemorar o Dia do Homem Pantaneiro, celebrado nesta terça-feira (4). A programação acontece no Memorial do Homem Pantaneiro, inaugurado ano passado em Corumbá, para resguardar a memória dos pantaneiros.
A ação inicia às 8h30, com a abertura do Dia do Homem Pantaneiro. Além de músicas com a participação do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano e declamação de poesia de Manoel de Barros, terá um quebra-torto e fala do presidente do IHP, coronel Ângelo Rabelo.
Já no período da tarde, às 16h, acontece o lançamento do livro “Rodrigo Baguá e seus causos pantaneiros”, com contação de causos dos senhores Renê e Sebastião.
Às 18h, será o lançamento do filme “A mulher e o homem pantaneiro”. Em seguida, terá um macarrão de comitiva com moda de viola. O encerramento da programação será às 19h30.
O Dia do Homem Pantaneiro é fruto de uma mobilização iniciada, em meados de 1980, pela Sodepan (Sociedade de Defesa do Pantanal) para resgatar as tradições pantaneiras.
A estimativa é que o homem esteja no Pantanal há, pelo menos, 250 anos. O primeiro registro oficial de atividade pecuária na região data de 1737. Desde então, o homem pantaneiro tem vivido em harmonia com o bioma, que é considerado a maior planície alagável do planeta.
“O homem pantaneiro, sem dúvidas, é um dos principais responsáveis pela conservação do Pantanal. E ele carrega uma história, uma cultura única. São centenas de anos de história que precisa ser resguardada e compartilhada com as próximas gerações. Temos muito a aprender com o homem pantaneiro, principalmente no que diz respeito ao cuidado com o bioma”, afirma o presidente do IHP.