24.8 C
Campo Grande
25/11/2024 - segunda-feira
spot_img
InícioGeral17 de outubro é o Dia Nacional da Vacinação

17 de outubro é o Dia Nacional da Vacinação

A imunização é importante em todas as idades

No dia 17 de outubro, comemora-se o dia nacional da vacinação. A data foi promovida para conscientizar a população sobre a importância do meio de prevenção, que precisa ser realizado em períodos específicos para garantir a imunidade.

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. É muito melhor e mais fácil prevenir uma doença do que tratá-la, e é isso que as vacinas fazem. Elas protegem o corpo humano contra os vírus e bactérias que provocam vários tipos de doenças graves, que podem afetar seriamente a saúde. A vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo. Quanto mais pessoas de uma comunidade ficarem protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinada ou não – seja contaminada.

Segundo o Dr. Alberto Jorge Félix Costa CRM-MS 1266, médico e diretor técnico responsável da Imunitá Centro de Imunização as vacinas não são necessárias apenas na infância. “Os idosos precisam se proteger contra gripe, pneumonia e tétano, e as mulheres em idade fértil devem tomar vacinas contra rubéola e tétano, que, se ocorrerem enquanto elas estiverem grávidas (rubéola) ou logo após o parto (tétano), podem causar doenças graves ou até a morte de seus bebês. Os profissionais de saúde, as pessoas que viajam muito e outros grupos de pessoas, com características específicas, também têm recomendações para tomarem certas vacinas”, explica o médico.

E com a pandemia da Covid-19, aprendemos na prática a importância da vacinação em massa. O mundo todo não via a hora de chegar uma vacina que pudesse controlar o vírus causador da doença. Segundo especialistas, quando somos vacinados, além de nos proteger também ajudamos a controlar, eliminar e até mesmo a erradicar muitas doenças causadas por vírus e bactérias e, de acordo com a Organização da Saúde (OMS), a imunização em massa chega a evitar ao menos quatro mortes por minuto no mundo.

A primeira vacina que se tem registro foi criada no século XVIII, por Edward Jenner, um médico inglês que estudava a varíola. Ele observou que um grupo de pessoas era imune à doença e todas elas apresentavam em comum o fato de serem ordenhadoras e terem se contaminado com uma doença de gado (cowpox) semelhante à varíola.

Atualmente, a vacina é feita de maneira mais rigorosa, há diversas plataformas de produção, ainda a mais comum é a utilização do antígeno causador da doença (vírus ou bactérias) atenuado ou até mesmo morto. Costuma-se dizer que a vacina é uma forma de imunização ativa, pois, ao colocar esse produto em uma pessoa, essa começa a desenvolver anticorpos contra a doença, defendendo-se ativamente contra a infecção. Além da fabricação de anticorpos, ocorre a síntese de células de memória que desencadearão uma resposta mais rápida quando o organismo for exposto novamente àquele antígeno.

Assim sendo, o 17 de outubro busca conscientizar a todos sobre a importância das vacinas e de manter o calendário de vacinação atualizado. Manter as vacinas em dia é fundamental para diminuir a incidência de algumas doenças na população.

Com informações: Assessoria de Comunicação

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes