O ex-senador por MS, Professor Pedro Chaves dos Santos Filho, tomou posse como membro da Academia Brasileira de Educação na noite desta segunda-feira (20/03), no Rio de Janeiro (RJ). A cerimônia foi realizada na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa e reuniu familiares e amigos que saíram de Mato Grosso do Sul para prestigiar o primeiro filho da terra a ocupar a cadeira de número 32 na ABE. “No momento em que solenemente tomo posse na cadeira n. 32 na Academia Brasileira de Educação, sob a inspiração do meu patrono, Medeiros de Albuquerque, prometo empenhar-me na defesa da Educação como direito fundamental de todos os cidadãos. Como dever prioritário do estado e da sociedade, como condição necessária à promoção da pessoa humana e do bem-estar social. Prometo participar da tarefa fundamental de construção de uma sociedade alicerçada na justiça e no amor. Onde todos tenham oportunidade de uma vida digna e fraterna”, leu Pedro Chaves em seu juramento.
Pedro Chaves, é formado em Economia, empresário no ramo da Educação, ex-senador da República e professor universitário. É uma das principais referências na área educacional, sendo responsável pela criação de diversas instituições de ensino em Campo Grande e no Estado. Na noite festiva o governador do Estado, Eduardo Riedel, acompanhado da primeira-dama Mônica Riedel, falou que não poderia deixar de estar presente representando o Estado na solenidade. “Se hoje o Estado caminha a passos largos para a totalidade da educação em tempo integral na rede estadual de ensino, com 195 mil alunos, hoje só é possível porque o senhor (Pedro Chaves) deu a sua contribuição na formação e indução desse projeto. O senhor é um orgulho para Mato Grosso do Sul”, declarou Riedel.
Nas redes sociais, a diretora da Faculdade Insted, Neca Bumlai, que é filha do Professor Pedro Chaves e da Professora Reni, publicou suas impressões sobre o momento de celebração. “Iniciando as comemorações de posse do meu pai na Academia Brasileira de Educação. Quanta alegria receber amigos tão queridos em uma noite importante para nossa família. Agradeço a todos que estiveram presentes, e parabenizo meu pai por mais essa importante conquista que muito nos honra e orgulha”, escreveu.
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Sérgio Martins acompanhado de sua esposa, Eliana de Oliveira Gomes, também participou das festividades em comemoração à posse do amigo Professor Pedro Chaves. Entre os diversos familiares e amigos presentes, o vice-presidente do TRE-MS, desembargador Paschoal Carmello; a secretária especial do Escritório de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, e o presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Henrique Alberto de Medeiros também prestigiaram o evento.
Em seu Instagram, Pedro Chaves expressou sua gratidão. “Estou muito feliz e confiante nesta nova jornada em representar Mato Grosso do Sul e todos os profissionais da Educação, pois tenho ao meu lado pessoas que amo e que sempre me apoiaram, minha família. Obrigado a todos”, declarou.
Biografia — Pedro Chaves dos Santos Filho, nasceu em 7 de dezembro de 1940, em Campo Grande – Mato Grosso do Sul.
Economista, educador, professor universitário, político e empresário. É um empreendedor vanguardista em Educação, Ciência e Tecnologia, idealizou em Mato Grosso do Sul uma das mais abrangentes e qualificadas universidades no Brasil.
Foi reitor da UNIDERP- Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Empreendedor visionário, a rede de inteligências plantada por ele inclui instituições que vão do ensino fundamental ao terceiro grau, com estruturas docente e metodologia curricular de excelência e os mais modernos processos de aprendizado, desde a avaliação de vocações à capacitação, aprendizado de campo e laboratorial, pesquisas, intercâmbios locais e internacionais nas diversas áreas do conhecimento humano.
A semente dessa rede foi a Escola Mace, Moderna Associação Campo-grandense de Ensino, de Campo Grande. Um embrião, que prosperou com a criação do Centro de Ensino Superior de Campo Grande, (Cesup) e se consolidou como referência com a criação da Uniderp. Ao ser transferida ao controle acionário do Grupo Anhanguera, a Uniderp já contava com 30 mil alunos, dos quais 16 mil em cursos presenciais, 12 mil à distância e 2 mil em Especialização e Mestrado.
No auge de uma das mais violentas crises da Santa Casa de Campo Grande, um dos maiores hospitais do Centro-Oeste, Pedro Chaves foi convidado para presidir a Junta Administrativa da Santa Casa. Ocupou o cargo até julho de 2010, quando aceitou o convite para ser suplente do senador Delcídio Amaral, que se candidatou à reeleição. Sua escolha, tinha motivadores específicos, entre os quais o largo conhecimento sobre Ensino, Saúde, Meio Ambiente e Cultura e o compromisso com a modernidade científica e tecnológica como ferramentas de evolução humana, social e econômica de todos os povos.
(*imagens redes sociais de Neca Bumlai).
Com informações: Olga Mongenot – Portal MSDelas