18.8 C
Campo Grande
21/09/2024 - sábado
spot_img
InícioSaúdeLimpar o nariz com dedo faz aumentar o risco de Alzheimer

Limpar o nariz com dedo faz aumentar o risco de Alzheimer

Cientistas constataram em camundongos que a exploração dos canais nasais pode levar a bactéria Chlamydia pneumoniae até o cérebro

Cientistas australianos da Universidade Griffith constataram através de experimentos em camundongos que a “exploração dos canais nasais” pode levar a bactéria Chlamydia pneumoniae até o cérebro, através dos nervos olfativos. O estudo sobre o tema foi publicado em outubro de 2022 na revista científica Nature.

Os cientistas comprovaram uma correlação entre a infecção do sistema nervoso central com esse patógeno e a doença de Alzheimer. De acordo com os cientistas, isso aconteceria quando a Chlamydia pneumoniae circula pelo organismo, assim as células cerebrais reagem produzindo a proteína beta amiloide, que em determinadas concentrações é um indicador da doença neurodegenerativa.

O estudo foi apresentado no final de 2022 e apontou que os homens têm mais risco de desenvolver o problema neurológico porque eles estão mais expostos, uma vez que cutucam o nariz mais do que as mulheres. “Somos os primeiros a mostrar que a Chlamydia pneumoniae pode subir diretamente pelo nariz e entrar no cérebro. Lá pode desencadear patologias como a doença de Alzheimer”, afirmou o professor James St John, um dos líderes da pesquisa, em comunicado preparado pela universidade.

Apesar do experimento ter sido realizado em camundongos, o médico esclarece que é muito provável que a bactéria alcance o cérebro humano também. Isso porque, lesões causadas por cutucadas no nariz facilitam o caminho da bactéria.

O ato de retirar meleca do nariz pode ser associado a um problema psíquicos, chamado de “rinotilexomania”. Segundo os cientistas o ato de colocar o dedo no nariz de forma excessiva também pode estar associado ao desenvolvimento de outras patologias. Isso porque, numerosas bactérias habitam as mãos humanas, e praticamente ninguém higieniza as mãos antes de introduzi-las na narina.

“Cutucar o nariz e arrancar os pelos dele não são boas ideias. Se você danificar o revestimento do nariz, pode aumentar o número de bactérias que podem entrar no seu cérebro. Além de danificar a mucosa, causando lesões resultando não só em sangramentos, mas até no rompimento do septo nasal ”, esclarece James St John. Com informações: O Tempo e Gazeta Brasil

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes