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A importância das soft skills no mercado de trabalho

Empresas consideram habilidades comportamentais tão importantes quanto conhecimento técnico

As soft skills, conhecidas como habilidades comportamentais, têm se tornado ainda mais importantes no trabalho. Elas são necessárias para construir os relacionamentos, liderar equipes e gerar um ambiente colaborativo.

De acordo com a pesquisa realizada pela ZipRecruiter, 93% dos empregadores consideram as soft skills tão importantes quanto as hard skills (conhecimento técnico). Entre as habilidades mais consideradas pelas empresas na escolha de um candidato estão comunicação interpessoal, planejamento e gestão de tempo. Diante desse cenário, torna-se cada vez mais necessária a formação integral dos profissionais, especialmente, dos que estão ingressando no mercado de trabalho, quanto mais o indivíduo investir em educação, mais ele conseguirá se adaptar ao mercado em mutação.

“Em um cenário que se torna cada vez mais competitivo, ter qualificações técnicas é importante, mas apresentar-se com habilidades comportamentais vem sendo cada vez mais o diferencial na hora das contratações. As empresas querem agilidade e proatividade sem queda de qualidade no serviço ou produto ofertado, e tais aptidões tornam o trabalho em equipe e adaptação às mudanças constantes no mercado, mais alcançáveis”, destaca a coordenadora do curso de Administração da Anhanguera, Doris Day Gomes.

Confira, abaixo, algumas soft skills que se destacam nos processos seletivos:

Comunicação

O profissional que sabe se comunicar transmite suas ideias e se relaciona melhor com colegas de equipe, clientes e liderança. A comunicação está entre as habilidades comportamentais mais importantes, pois é necessária para a promoção de autoconhecimento e para entender as pessoas com as quais nos relacionamos.

Trabalhar em equipe

Pessoas colaborativas, que contribuem com ideias e soluções para os desafios no trabalho e respeitam as opiniões dos colegas também visam o sucesso do grupo.

Resiliência

Em situações adversas, o profissional resiliente se recupera de forma rápida e consegue se manter motivado e os integrantes de sua equipe também.

Empatia

A empatia é fundamental na construção de relacionamentos saudáveis, aumenta a compreensão e cooperação. Os profissionais empáticos são mais propensos a entender as necessidades e expectativas dos outros e, assim, trabalhar de forma eficiente e produtiva.

Liderança

A liderança é essencial para gestão de equipes e desenvolvimento profissional, uma habilidade que as empresas avaliam em um líder é a capacidade planejamento e gestão de tempo, principalmente após o home office ser adotado.

Aprendizagem

A competência de aprendizagem contínua está relacionada à capacidade de aprender e renovar conhecimentos, atitudes e habilidades ao longo de toda a vida, em ciclos constantes e contínuos (Lifelong learning).

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