As soft skills, conhecidas como habilidades comportamentais, têm se tornado ainda mais importantes no trabalho. Elas são necessárias para construir os relacionamentos, liderar equipes e gerar um ambiente colaborativo.
De acordo com a pesquisa realizada pela ZipRecruiter, 93% dos empregadores consideram as soft skills tão importantes quanto as hard skills (conhecimento técnico). Entre as habilidades mais consideradas pelas empresas na escolha de um candidato estão comunicação interpessoal, planejamento e gestão de tempo. Diante desse cenário, torna-se cada vez mais necessária a formação integral dos profissionais, especialmente, dos que estão ingressando no mercado de trabalho, quanto mais o indivíduo investir em educação, mais ele conseguirá se adaptar ao mercado em mutação.
“Em um cenário que se torna cada vez mais competitivo, ter qualificações técnicas é importante, mas apresentar-se com habilidades comportamentais vem sendo cada vez mais o diferencial na hora das contratações. As empresas querem agilidade e proatividade sem queda de qualidade no serviço ou produto ofertado, e tais aptidões tornam o trabalho em equipe e adaptação às mudanças constantes no mercado, mais alcançáveis”, destaca a coordenadora do curso de Administração da Anhanguera, Doris Day Gomes.
Confira, abaixo, algumas soft skills que se destacam nos processos seletivos:
Comunicação
O profissional que sabe se comunicar transmite suas ideias e se relaciona melhor com colegas de equipe, clientes e liderança. A comunicação está entre as habilidades comportamentais mais importantes, pois é necessária para a promoção de autoconhecimento e para entender as pessoas com as quais nos relacionamos.
Trabalhar em equipe
Pessoas colaborativas, que contribuem com ideias e soluções para os desafios no trabalho e respeitam as opiniões dos colegas também visam o sucesso do grupo.
Resiliência
Em situações adversas, o profissional resiliente se recupera de forma rápida e consegue se manter motivado e os integrantes de sua equipe também.
Empatia
A empatia é fundamental na construção de relacionamentos saudáveis, aumenta a compreensão e cooperação. Os profissionais empáticos são mais propensos a entender as necessidades e expectativas dos outros e, assim, trabalhar de forma eficiente e produtiva.
Liderança
A liderança é essencial para gestão de equipes e desenvolvimento profissional, uma habilidade que as empresas avaliam em um líder é a capacidade planejamento e gestão de tempo, principalmente após o home office ser adotado.
Aprendizagem
A competência de aprendizagem contínua está relacionada à capacidade de aprender e renovar conhecimentos, atitudes e habilidades ao longo de toda a vida, em ciclos constantes e contínuos (Lifelong learning).