Na manhã desta terça-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou a sua 1ª live sobre ações de seu governo nesses primeiros meses. A transmissão do “Conversa com o presidente” deve ser semanal, sempre nas manhãs de terça.
O programa “Conversa com o presidente” é uma tentativa de copiar o ex-presidente Bolsonaro, que semanalmente ia ao vivo às redes sociais para falar sobre ações do governo.
A estreia do programa petista durou 32 minutos e teve cerca de 6.000 visualizações simultâneas na plataforma de vídeos YouTube. Às 12h30, a live de Lula somava pouco mais de 40.000 visualizações. Bolsonaro fazia live com 279 mil pessoas assistindo simultaneamente e, ao longo da semana, o programa batia com frequência, mais de 1 milhão de visualizações.
Outra diferença percebida é que o ex-presidente não utilizava canais públicos para transmitir o programa. Porém, Lula usou a TV Brasil como forma de transmissão.
O programa do presidente da República foi apresentado pelo jornalista Marcos Uchôa. Assim, o petista reeditou uma forma usada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que fazia transmissões ao vivo todas as quintas-feiras, sem o intermédio de um jornalista profissional, porém, com muito mais receptividade.