18.8 C
Campo Grande
21/09/2024 - sábado
spot_img
InícioPolíticaSoraya Thronicke perde presidência da Comissão de Agricultura

Soraya Thronicke perde presidência da Comissão de Agricultura

Líder do União Brasil afirma que vaga será ocupada por membro do partido

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) foi destituída da presidência da Comissão de Agricultura do Senado. A decisão ocorreu após a sua mudança de partido, o que levou o partido União Brasil a reivindicar a posição, segundo o líder do partido, senador Efrraim Filho.

“No dia 5 de julho, enviamos um ofício solicitando que o cargo fosse designado a um membro do nosso partido, conforme previsto no regimento do Senado”, afirmou o senador Filho.

O novo presidente da Comissão de Agricultura do Senado é o senador Alan Rick, do Acre, representante do partido União Brasil. O partido cogitou também remover Soraya Thronicke da Comissão Parlamentar de Inquérito do dia 8 de Janeiro, mas posteriormente reconsiderou devido ao fato de ela ter sido autora do pedido inicial de criação da comissão para investigar atos de vandalismo.

“Acatei o pedido da senadora para que ela permaneça na CPI, reconhecendo que foi ela quem apresentou o requerimento para a instalação da comissão”, declarou o líder do União Brasil.

No final do mês passado, Soraya Thronicke deixou o partido União Brasil devido a divergências entre ela e a orientação do partido em relação ao governo Lula. A parlamentar ingressou no Podemos em busca de maior independência em seu mandato, conforme afirmou. No entanto, a disputa que a senadora teve com a ex-deputada federal Rose Modesto pela liderança do partido em Mato Grosso do Sul pode ter sido o principal motivo da mudança de partido. Em seu próprio Estado, a senadora já não possui a liderança política que tinha quando foi eleita, e acabou perdendo a disputa para sua rival, que já foi vereadora, deputada federal, secretária de Estado e vice-governadora de Mato Grosso do Sul.

Esta é a terceira troca de partido na carreira política de Soraya. Ela iniciou sua trajetória política em 2017, quando se filiou ao partido Novo. No ano seguinte, aceitou o convite do ex-presidente Jair Bolsonaro para concorrer ao cargo de senadora pelo PSL, na época uma agremiação de pequeno porte. Em 2022, Thronicke apoiou a fusão entre o PSL e o DEM, resultando na criação do partido União Brasil. Devido à sua proximidade com Luciano Bivar, presidente da sigla, ela conseguiu viabilizar sua candidatura à Presidência da República, colocando-se como opositora dos então candidatos Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva.

A mudança de partido de Soraya Thronicke e sua subsequente destituição da presidência da Comissão de Agricultura do Senado evidenciam as dinâmicas políticas em curso e as reorganizações no cenário político brasileiro, à medida que partidos e políticos se adaptam às circunstâncias e considerações estratégicas em constante transformação.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes