A água na casa desta moradora de Campo Grande – que vamos preservar o nome – foi cortada por falta de pagamento na terça-feira (18/07) pela manhã. No momento em que foi feito o bloqueio do hidrómetro não havia ninguém em casa. Os moradores só tomaram conhecimento no final da tarde, quando retornaram e encontraram a notificação na caixa do correio.
A proprietária da casa, idosa de 75 anos e viúva, vive com a filha e uma neta. “Está difícil pagar as contas em dia, mas nós cuidamos para não passar a data limite. No aviso, o corte só seria feito no dia 19, mas vieram antes”, revela a senhora.
Ainda na terça-feira a conta mais atrasada foi paga. A concessionária informou que o prazo para religar o abastecimento seria de 48h, a partir do pagamento da dívida. Com a ajuda de vizinhos e amigos, foi feito um estoque de emergência em baldes e garrafas para as 48h seguintes, que se encerrariam no final da tarde da quinta-feira (20/07).
Passadas as 48h a água não foi religada. Foi quando começou a angústia. O estoque de água acabou. Não era possível mais cozinhar ou fazer qualquer tipo de limpeza na casa. Vizinhos vieram ajudar, mas o constrangimento já estava instalado. O contato com a concessionária parecia inútil. “A resposta era sempre “nossas equipes estão na rua realizando o serviço”, mas nunca chegavam à minha casa”, conta a idosa. A promessa era que até as 10h30 desta sexta-feira, a água estaria religada. Mas o serviço não veio.
Alguns conhecidos indignados sugeriram quebrar o lacre colocado no hidrômetro, uma vez que a água é item essencial e a empresa concessionária não estava cumprindo com a regra de religação em 48h. Mas, para evitar mais dissabores, a moradora decidiu esperar mais, mesmo com o sofrimento. “Eu tenho fé que isso vai se resolver da melhor forma ainda hoje porque Deus não nos abandona”, desabafou.
Em contato com a assessoria de imprensa da concessionária, foram passados todos os dados da cliente, com nome completo, CPF e matrícula. Em nota, foi dada a seguinte explicação:
“A Águas Guariroba informa que presta serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário com eficácia, eficiência e regularidade, tendo como compromisso a melhoria contínua. Esclarece ainda que apenas hoje (21/07) foram executadas 585 religações na Capital. No entanto, devido ao volume de ordens de serviços, houve um atraso pontual. Informamos ainda que uma equipe já está em direção ao endereço mencionado, para executar a religação. Pedimos desculpas por possíveis transtornos e reforçamos nosso compromisso com o uso racional dos recursos naturais, respeito e preservação ao meio ambiente, cumprimento da legislação vigente e satisfação de nossos clientes”.
Pouco antes das 15h30, a água foi religada na casa da idosa.