23.8 C
Campo Grande
21/09/2024 - sábado
spot_img
InícioGeralEnergisa assina convênio de eficiência energética com hospitais da Capital

Energisa assina convênio de eficiência energética com hospitais da Capital

Projeto será implantado nos hospitais Nosso Lar e Universitário

A Energisa MS firmou convênios com dois hospitais da capital para implementar soluções de eficiência energética. O diretor-presidente da empresa, Marcelo Vinhaes, assinou os acordos que visam proporcionar a redução do consumo de energia e dos gases de efeito estufa associados a esse consumo.

No dia 19 de julho, foi assinado o convênio com o Hospital Nosso Lar, que atua no tratamento de doentes mentais, dependentes químicos e pessoas carentes há 57 anos. O acordo foi celebrado com o diretor-presidente Enier Guerreiro da Fonseca e o diretor administrativo Aikel Wilson Gazal Junior.

Já no dia 25 de julho, foi a vez do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), da rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), ser contemplado com o programa. A parceria foi firmada com a superintendente, Andrea Lindenberg, e com o gerente administrativo Carlos Alberto Coimbra. O Humap é considerado referência estadual em doenças infectocontagiosas e procedimentos de alta complexidade ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de servir como campo de prática para formação de acadêmicos de cursos da área de saúde.

Ambos os hospitais receberão ações específicas como parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa, seguindo as diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). As medidas incluem a substituição de equipamentos e a instalação de sistemas mais eficientes.

Hospital Nosso Lar

Sistema de iluminação: substituição de 45 projetores e 716 lâmpadas convencionais por projetores e lâmpadas de LED.

Sistema de condicionamento de ar: substituição de 46 equipamentos de ar-condicionado de baixo rendimento por equipamentos eficientes.

Investimento previsto: R$ 286.000,00.

Economia de energia prevista: 106,58 MWh/ano.

Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian

Sistema de iluminação: substituição de 35 luminárias e 287 lâmpadas convencionais por luminárias e lâmpadas de LED.

Sistema de condicionamento de ar: substituição de 5 equipamentos de ar-condicionado de baixo rendimento por equipamentos eficientes.

Instalação de um sistema solar fotovoltaico.

Investimento previsto: R$ 329.369,48.

Economia de energia prevista: 152,20 MWh/ano.

A iniciativa da Energisa representa um passo importante na busca por práticas mais sustentáveis e na contribuição para a preservação do meio ambiente. O investimento em eficiência energética também impactará positivamente as instituições de saúde, permitindo a destinação de recursos para outras necessidades prioritárias, proporcionando maior qualidade nos serviços oferecidos à população.

Com informações: Assessoria Energisa/MS

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes