Em comemoração ao dia Mundial do Rim, que neste ano acontece no dia 10 de março, próxima quinta-feira, a ABREC (Associação Beneficente Dos Renais Crônicos de Mato Grosso Do Sul) realiza em parceria com a SBN (Sociedade Brasileira Nefrologia) a campanha Previna-se, que em 2022 tem como tema “Saúde dos rins para todos: educando sobre a doença renal”.
A campanha deste ano faz um alerta para a importância da prevenção à doença renal crônica. Estima-se que haja atualmente no mundo 850 milhões de pessoas com doença renal, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.
A Campanha do Dia Mundial do Rim (DMR) 2022 idealizada pela International Society of Nephrology (ISN) e coordenada no Brasil pela SBN, foca justamente na educação sobre a doença renal em todos os setores de saúde.
A doença renal crônica (DRC) se caracteriza pela lesão irreversível nos rins, mantida por três meses ou mais, afetando uma em cada 10 pessoas no mundo e com taxas crescentes de acometimento na população. Quando diagnosticada de forma precoce, sua progressão pode ser controlada ou retardada, na maior parte dos casos. Porém, em geral, a DRC não provoca sintomas significativos ou específicos nos estágios iniciais, fazendo com que seja fundamental o conhecimento sobre a doença, seus principais fatores de risco (como hipertensão arterial e diabetes mellitus) e exames simples de rastreamento diagnóstico (creatinina sérica e exame de urina).
A estimativa é de que em 2040 a doença renal crônica possa ser a 5ª maior causa de morte no mundo. A DRC pode ser grave, sobretudo quando evolui para estágios avançados, quando são necessários tratamentos como a diálise e o transplante renal. No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de pacientes com DRC avançada é crescente, sendo que atualmente mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país.
Campanha em Campo Grande
Em decorrência dos protocolos de segurança e de prevenção a Covid 19 neste ano a ABREC estende as ações de prevenção e orientação durante todo o mês de março. Neste período serão realizadas palestras, oficinas nutricionais e atividades com os idosos e os grupos de risco para envolverem nas ações de prevenção. A equipe multiprofissional da instituição está à disposição para prestar orientações à população.
Desafios para a saúde renal: disparidades e acesso
Apesar do crescente diagnóstico de doenças renais, em todo o mundo, a disparidade e a desigualdade na saúde renal ainda são comuns. A DRC e a IRA frequentemente são agravadas pelas condições sociais, discriminação de gênero, falta de informação em relação às doenças renais, riscos ocupacionais, poluição do meio ambiente entre outros fatores.
O transplante é considerado o tratamento com melhor relação custo-benefício para a DRC. No entanto, o procedimento cirúrgico, a infraestrutura, a exigência de equipes altamente especializadas, disponibilidade de doadores de órgãos, necessidade de diálise durante a espera (quando não é possível o transplante), requisitos legais e o viés cultural existente em muitos países contra a doação de órgãos, representam importantes barreiras, tornando a diálise a única opção viável.
Conscientizar a população e preparar a saúde pública para diagnosticar precocemente um futuro quadro de problemas renais está entre as principais armas da comunidade médica para conter o avanço da doença e onde estão concentrados os maiores esforços atuais da nefrologia.
Dados importantes
“World Kidney Day” é uma iniciativa conjunta da Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF). Teve início em 2006 e todos os anos se concentra em um tema. Sua missão é sensibilizar a importância dos rins a nossa saúde, visando reduzir a frequência e o impacto da doença renal e seus problemas de saúde associados em todo o mundo.
O diagnóstico precoce da DRC é um objetivo mundial como estratégia de prevenção secundária dessa condição buscando o diagnóstico, e o tratamento precoces de crianças com DRC. Existem evidências científicas de que a progressão da doença renal pode ser retardada, desde que o diagnóstico seja feito a tempo de permitir a adoção de medidas terapêuticas apropriadas. Essa ação, se adotada plenamente em nosso meio, poderia lograr redução nas consequências da DRC nas crianças, adolescentes e mesmo em adultos.
ABREC
A Associação Beneficente Dos Renais Crônicos de Mato Grosso Do Sul é uma entidade sem fins lucrativos que oferece um tratamento multidisciplinar digno para centenas de renais crônicos carentes de Campo Grande e do interior do Estado de Mato Grosso do Sul.
Mensalmente a ABREC atende mais de 650 renais crônicos que dependem da instituição para continuar o tratamento. A entidade presta apoio socioassistencial através de reuniões mensais com temas diversos, assessoria jurídica e encaminhamento para outros órgãos competentes.