O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27, reúne os dirigentes das pastas responsáveis pelo meio ambiente nas prefeituras de 26 capitais e no governo do Distrito Federal, para o fortalecimento e ação coordenada das secretarias de meio ambiente, intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e avanço em agendas ambientais.
Mato Grosso do Sul está sendo representado pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana da capital, Luís Eduardo Costa. O Fórum teve início nesta quarta (16) em Recife-PE e vai até sexta-feira (18). Serão debatidos temas ligados às agendas globais de sustentabilidade e enfretamento à crise climática, tendo o desenvolvimento circular e experiências de gestão sustentável dos resíduos sólidos como temas centrais.
O Encontro soma-se à realização de importantes eventos que acontecerão de forma simultânea: a l Conferência Internacional de Resíduos Sólidos do Recife e Pernambuco (CIRSOL) e l Encontro Nacional do ICLEI Brasil (principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicada ao desenvolvimento sustentável).
No ano passado a conferência foi online, por causa da pandemia da Covid-19, eventos ambientais importantes marcaram a agenda ambiental brasileira, como o aumento de 21,97% da taxa de desmatamento na Amazônia Legal Brasileira, as queimadas no Pantanal, a seca histórica e o uso de usinas termelétricas, a tramitação de leis, decretos e Propostas de Emendas à Constituição (PECs) que envolvem a defesa do meio ambiente, entre outros exemplos.
Este ano o Fórum completa 10 anos de existência e pra comemorar, a Coordenação Nacional e seus parceiros institucionais – Fundação Konrad Adenauer Brasil e ICLEI América do Sul – prepararam um cronograma especial de atividades.