23.8 C
Campo Grande
21/11/2024 - quinta-feira
spot_img
InícioGeralUso de máscara deixa de ser obrigatório em todos os Estados brasileiros

Uso de máscara deixa de ser obrigatório em todos os Estados brasileiros

A Prefeitura de João Pessoa, capital da Paraíba, foi a 26° capital a flexibilizar o uso de máscaras no Brasil, adotando a medida na quinta-feira (07/04).

Após cinco meses da primeira liberação do uso das máscaras em locais abertos, ainda em novembro de 2021 pelos Estados do Maranhão, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, a Paraíba tornou-se, a partir de hoje (08/04), o último Estado brasileiro a tornar facultativo o uso do dispositivo facial. Por lá, a utilização da proteção sobre o rosto em locais fechados será liberada apenas nos municípios onde mais de 70% da população estiver imunizada com duas doses da vacina contra a Covid-19.

A maioria dos Estados flexibilizou o uso de máscaras em locais abertos, em um primeiro momento, no mês de março, começando pelo Rio de Janeiro e São Paulo, ainda na primeira semana, e terminando com o Pará, no último dia do mês.

No momento, 11 Estados autorizam a liberação apenas em locais abertos: Goiás, Acre, Rio Grande do Sul, Ceará, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Bahia, Amapá, Minas Gerais e Pará.

A desobrigação do uso de máscaras também em locais fechados já vale em outros 15 Estados: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Alagoas, Maranhão, São Paulo, Amazonas, Sergipe, Paraná, Roraima, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Paraíba, e no Distrito Federal.

Em Mato Grosso do Sul, a medida de desobrigação do uso de máscaras está em vigor desde o dia 10 março deste ano quando, devido à redução do número de casos, internações e mortes causados pela covid-19, a decisão foi tomada pela Secretaria Estadual de Saúde. No entanto, o decreto estadual não impediu que as prefeituras tomassem medidas mais rígidas, se necessário. Um exemplo foi a própria capital do Estado, Campo Grande, onde a liberação só aconteceu no dia 22 de março, 12 dias após a liberação por parte do governo estadual. Mesmo assim, o uso de máscaras segue obrigatório em locais destinados à prestação de serviços de saúde e no transporte público e rodoviário. A máscara é apenas opcional para os outros ambientes como escolas e comércio.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes