27.8 C
Campo Grande
21/11/2024 - quinta-feira
spot_img
InícioGeralCatólicos celebram a “Missa dos Santos Óleos” como parte da Semana Santa

Católicos celebram a “Missa dos Santos Óleos” como parte da Semana Santa

O ritual é antigo, mas pouco conhecido pela maioria dos fiéis

A Matriz da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande, ficou lotada de padres, mas poucos fiéis, na manhã desta quinta-feira santa. Junto ao Arcebispo Metropolitano, Dom Dimas Lara Barbosa, bispo auxiliar, Dom Frei Janusz Marian Daneck e do bispo emérito, Dom Vitório Pavanello, mais de 50 sacerdotes participaram da chamada “Missa dos Santos Óleos”.

Todos os anos, geralmente na Quinta-feira Santa, as dioceses se reúnem em suas catedrais ou uma paróquia especialmente escolhida para receber essa Liturgia específica. Durante esta celebração, são abençoados o óleo dos catecúmenos e o dos enfermos e se consagra o óleo do Santo Crisma. Daí o fato de a celebração ser chamada de ‘Missa dos Santos Óleos’.

Após o término do rito, os padres voltam para suas comunidades e levam uma porção dos óleos para que possam realizar a prática dos sacramentos dos seus fiéis.

Nesta celebração também se renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, por isso sendo também chamada de “Missa da Unidade”, expressando a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.

“O memorial na Bíblia não é uma simples recordação, por mais nobre que seja, como por exemplo o desfile do 7 de setembro, que fazem memória da Pátria, da nossa independência, mas o memorial na Bíblia, pela força do Espírito Santo significa que nós trazemos para o hoje da história um evento acontecido de uma vez por todas no passado. A Eucaristia é como um túnel do tempo em que a gente, pela força do Espírito, é transportado para o cenáculo e para o Calvário e ali, com Maria, nós presenciamos, nós bebemos dos frutos daquele sacrifício. ER mais ainda, quando nós celebramos a Eucaristia, nós emprestamos para Ele (Jesus Cristo) nossas mãos, nossos lábios, nosso ser, para que aquele único sacrifício acontecido de uma vez por todas se perpetue através do tempo e do espaço”, afirmou Dom Dimas Lara, sobre a liturgia da quinta-feira santa.

O bispo, se necessário, pode antecipar a celebração. Em algumas dioceses, ela é celebrada na Terça-feira Santa.

Entenda o significado dos óleos:

– Óleo dos Catecúmenos: Concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal.

– Óleo dos Enfermos: É um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

– Óleo do Crisma: É um óleo utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do Batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação, é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da Ordenação Sacerdotal, na palma das mãos do neossacerdote.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes