A imagem de uma apresentação exibida em aula que seria do primeiro ano do curso de Direito da UFMS, em Campo Grande, circulou em redes sociais e aplicativos de celular durante toda a segunda-feira (25/04). Antes que a foto fosse viralizada na internet, os próprios alunos da Instituição denunciaram a ocorrência junto à reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Quando da publicação da primeira reportagem sobre o tema, OLHAR67 procurou a assessoria de comunicação e imprensa da UFMS para questionar se a reitoria tinha conhecimento sobre o ocorrido. Em resposta, por meio de nota, a assessoria informou ter tomado conhecimento da imagem através de denúncia anônima apresentada à reitoria. O caso foi encaminhado à Ouvidoria da Instituição para sejam tomadas as devidas providências.
Na sessão desta terça-feira (26/04) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado Coronel David (PL) relatou a denúncia na tribuna da Casa de Leis. Com a foto da denúncia nas mãos, o parlamentar informou que apresentou requerimento ao Ministério da Educação e para a Reitoria da UFMS, com pedido de providências. “Nossa própria legislação eleitoral é bem clara, em que não se admite qualquer tipo de manifestação política em recinto público. Tomamos conhecimento disso que, infelizmente, é algo que já é comum no interior de outras universidades federais, quando se espera que nesses locais possa haver pessoas comprometidas com o ensino e aprendizagem, mas que estão fazendo esse tipo de situação que nos causa vergonha”, pontuou Coronel David.
Confira abaixo a integra da nota da UFMS
A Reitoria da UFMS tomou conhecimento, no dia 25 de abril, por meio de uma denúncia anônima a respeito da imagem de cunho político que supostamente ocorreu na Faculdade de Direito da UFMS. De imediato, a denúncia foi encaminhada para Ouvidoria, em atendimento ao artigo 85 da Portaria CGU nº 581/2021. Na mesma data, a Ouvidoria providenciou o registro da comunicação no sistema Fala.BR.
Por ser um ano eleitoral e por existir orientações de conduta dos gestores e servidores públicos em âmbito federal, bem como por se tratar de situação que fere a imagem institucional da UFMS, que preza pela excelência no ensino, pesquisa, extensão e inovação, a Ouvidoria remeteu a denúncia, na mesma data, à Faculdade de Direito da UFMS e à Corregedoria, unidades competentes pela apuração de supostas irregularidades, conforme disposto na Resolução nº 93-CD/UFMS, de 10 de novembro de 2020.
São os pseudos-democratas!!!
Matéria precisa ser apurada a fundo até o fim, pois, em outro site de noticias está dizendo que o slid teria sido eleborado por alunos (como trabalho) e que inclusive o pai de um dos alunos falou a respeito.
https://www.topmidianews.com.br/politica/atividade-na-ufms-ensina-menores-a-tirarem-titulo-eleitoral-e/163588/
Eu vi a matéria do Top Mídia. No entanto, tenho a gravação original com o depoimento do pai que fez a primeira denúncia. O filho confirma que a exposição foi feita pelo professor.