As intervenções na Rua Rui Barbosa para que a via se transforme no Corredor de Transporte Coletivo mais moderno de Campo Grande continuam. Nesta sexta-feira (20), a via, entre a Rua Raposo Tavares e a Avenida Eduardo Elias Zahran, ficará totalmente fechada para obras de fresagem. A previsão de liberação é no sábado (21).
Outro trecho da Rui Barbosa com interdição, mas parcial, será entre a Avenida Eduardo Elias Zahran e a Rua Otaviano, onde será feita a requalificação da calçada nesta sexta-feira (20). A liberação também deve acontecer até sábado (21).
Transformações
A partir de setembro, os passageiros terão o tempo de viagem acelerado devido à tecnologia instalada embaixo da via. Sensores farão a comunicação dos ônibus com os semáforos para que o transporte público não pare no sinal vermelho. Além disso, os pontos de ônibus terão acesso aos horários em tempo real das linhas do coletivo. O usuário poderá visualizar a localização e quanto tempo falta para o seu ônibus chegar via QR Code.
“A Rua Rui Barbosa será o corredor de transporte coletivo mais tecnológico da cidade, com grandes inovações para usuários do transporte público”, avalia Catiana Sabadin, subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos.
Para garantir maior segurança, os pontos terão iluminação inteligente em períodos noturnos, com aumento significativo da luminosidade assim que um usuário chegar para esperar seu ônibus. A via também vai receber paisagismo, iluminação em led, câmeras de videomonitoramento, wi-fi gratuito, acessibilidade universal e mobiliário urbano, além das estações de embarque e desembarque.
A revitalização da Rua Rui Barbosa vai percorrer 7 km da via, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) até a Avenida Rachid Neder. O trecho entre as Avenidas Rachid Neder e Mato Grosso já foi concluído.