Muitas vezes o cenário dentro das escolas brasileiras é preocupante, com casos de violência, bullying e evasão. Mas uma outra realidade é possível, e é nisso que acre-dita a Pedagogia Sistêmica, tema do novo livro do autor sul-mato-grossense Jean Lucy Toledo Vieira, um dos pioneiros sobre o assunto no Brasil. Seu primeiro livro, “Introdução à Pedagogia Sistêmica”, vendeu mais de 2 mil exemplares, sendo envi-ado para todo o Brasil e vários países pelo mundo, e rendeu a ele convite para participação em congresso internacional. Quatro anos depois, Jean Lucy lança nesta quarta-feira (25), às 19 horas, na Plataforma Cultural, a segunda obra sobre o tema, “Pedagogia Sistêmica: Práticas Posturas e Fundamentos”.
“O primeiro livro já está na quinta edição. O sucesso foi incrível, a aceitação foi muito grande e hoje temos ele adotado Brasil afora por escolas, universidades, cursos, grupos de estudos, e a cada dia o feedback que chega é mais gostoso. Já enviei livros para México, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Argentina e Portugal. Praticamente todo dia posto livros nos Correios”, conta o autor. Diante desse su-cesso e dos pedidos de alunos e leitores para que se aprofundasse no tema, Jean Lucy, que ministra cursos e palestras por todo o País, usou esse período de quatro anos para reunir material, sem pressa, para seu novo livro, com conteúdo inédito e mais denso. “O livro anterior foi uma introdução à temática. Este, agora, é um apro-fundamento maior”, detalha.
A Pedagogia Sistêmica tem suas bases em um método desenvolvido pelo terapeuta alemão Bert Hellinger e implantado nas escolas pela professora Marianne Franke. O público-alvo do livro, além de professores e pais, são profissionais da área da saúde, psicólogos, terapeutas e todos que tenham interesse pelo desenvolvimento humano. “A Pedagogia Sistêmica contribui para humanizar as relações no ambiente escolar. Ela nasce a partir da constelação familiar, não é uma nova metodologia, mas uma postura, que considera todos os elementos que fazem parte das realida-des escolares, pois tudo está relacionado. Os contextos familiares repercutem na escola. Por exemplo, às vezes um comportamento agressivo na sala de aula está ligado à história familiar do aluno, é uma necessidade de ser visto”, explica Jean Lucy.
Um dos objetivos dessa linha de estudo é o desenvolvimento pessoal dos educado-res, para que possam enxergar não somente o problema, mas as causas e soluções. Ela cria também um cenário inclusivo, onde as diferenças são entendidas e respei-tadas. “A Pedagogia Sistêmica oferece ferramentas para os educadores irem ampli-ando o olhar sobre as realidades que se apresentam na escola. O grande ganho é cada um ser visto na sua individualidade e acolhido como tal”, completa o autor.
Serviço: O livro “Pedagogia Sistêmica: Práticas Posturas e Fundamentos”, d