Durante este domingo (29/05), César Ramón Ortiz Sosa, 36, escapou da penitenciária nacional do Paraguai por volta das 14h. Ortiz estava preso há três anos, nove meses e 20 dias por roubo qualificado, especialmente roubo grave. Ele teria se vestido de mulher e saído pela porta da frente da penitenciária junto com os visitantes. Mais tarde, ele foi recapturado pela Polícia Nacional e está detido em uma delegacia de polícia.
O Ministério da Justiça do Paraguai informou que, por instrução do ministro Édgar Olmedo Silva, foi aberto um inquérito interno para apurar as circunstâncias da fuga do detento da Penitenciária Nacional de Tacumbú. Os agentes penitenciários que serviam na entrada principal da prisão no momento da fuga foram afastados de suas funções.
O Vice-Ministro de Política Criminal, Daniel Benítez Romero, e o Diretor Geral de Estabelecimentos Penitenciários, Artemio Vera, estiveram na prisão, a fim de cumprir as instruções do Ministro Olmedo. A polícia, comunicou que através do Departamento de Investigação de Crimes, recapturou uma pessoa que escapou da Penitenciária Nacional de Tacumbú (vestida com traje feminino) e prendeu quatro participantes do ato, entre eles um policial que atua na Direção de Polícia de San Pedro.
O procedimento foi realizado através de tarefas de inteligência, conseguindo-se a apreensão de dois carros, quatro celulares, entre outros.