“Com pesar, mas com o olhar fixo e confiante em Cristo ressuscitado, comunico o falecimento do nosso querido irmão, Dom Bruno Pedron. Ele estava internado desde o dia 01/06 no Hospital da Unimed em Campo Grande e faleceu hoje às 11h30, devido a uma falência múltipla dos órgãos. Peço a oração de todos pelo descanso eterno deste nosso irmão, sacerdote e bispo missionário, que tanto se doou à nossa querida Inspetoria Missão Salesiana de Mato Grosso”. Com estas palavras, P. Elias Roberto, vigário inspetorial da Missão Salesiana de Mato Grosso comunicou o falecimento de Dom Bruno Pedron, no início da tarde desta sexta-feira (17/06).
Dom Bruno Pedron estava com 78 anos de vida, completados no dia 3 de junho, 59 anos de vida religiosa, 48 anos de ordenação sacerdotal e 23 de ministério episcopal. Seu lema como bispo era: “Ut Unum Sint” (Para que todos sejam um).
Natural de Torreglia, província de Padova, no norte da Itália, dom Bruno nasceu em 03 de junho de 1944. Em 1962 fez o noviciado em Albaré di Costemano/Verona onde professou na Congregação Salesiana no dia 16/8/1963. Com 19 anos, veio para o Brasil como missionário na Inspetoria Salesiana de Santo Afonso Maria de Ligório/Mato Grosso, aonde chegou no dia 24/12/1963. Cursou Filosofia no Instituto Filosófico de São Vicente em Campo Grande (MS) e Teologia no Instituto Pedagógico Salesiano Afiliato All’UPS Verona, em Saval, na Itália. Foi ordenado padre no dia 6 de abril e 1974 na sua cidade natal, na Itália.
Foi nomeado bispo de Jardim (MS) em 1999. Ordenado em 21 de maio daquele ano, dom Bruno tomou posse como bispo coadjutor em 04 de julho e como titular em 05 de agosto do mesmo ano. Em 2007 foi chamado pelo Papa Bento XVI para ser bispo diocesano de Ji-Paraná, sucedendo a D. Antonio Posssamai, cargo ao qual renunciou em junho de 2019, sendo substituído por Dom Norbert Hans Christoph Foerster.
No seu currículo de vida constam: Diretor das Missões Indígenas em Meruri (MT); Diretor das Faculdades de Direito, Economia, Administração e Ciências Contábeis em Campo Grande (MS); também foi Pároco e Diretor das Faculdades Salesianas em Lins (SP) e pároco em Rondonólpolis (MT) e diretor do Instituto São Vicente em Campo Grande, onde funcionava o seminário menor da Inspetoria Salesiana de Campo Grande. Foi chamado pelo Papa Bento XVI para ser bispo diocesano de Ji-Paraná, sucedendo a D. Antonio Posssamai em 2004, cargo ao qual renunciou em junho de 2019.
A missa de corpo presente está marcada para este sábado (18/06) às 8h30 na Igreja Paroquial Nossa Senhora Auxiliadora (Paulo VI). O sepultamento acontecerá logo após a missa de exéquias no Cemitério Parque das Palmeiras.
Com informações: Missão Salesiana de Mato Grosso