A apreensão foi feita pela equipe da Base Operacional de Amambai e TOR – Tático Ostensivo Rodoviário, da Polícia Militar Rodoviária, às 04h30min desta segunda-feira (27/06). Os militares observaram dois veículos se aproximando do bloqueio policial durante fiscalização na MS 156. Ao receberem ordem de parada, os condutores fugiram.
Os policiais fizeram o acompanhamento dos veículos em fuga, que durou 3 quilômetros. Após essa distância percorrida o veículo Ford/Ranger, cor branca, placa de Goiânia/GO, foi abandonado pelo condutor. No veículo, uma camionete Fiat/Toro, cor prata, placa de Jales/SP, estava um adolescente de 16 anos. Ele disse aos policiais que estava de passageiro e negou que estivesse dirigindo a caminhonete.
O adolescente é morador da cidade de Coronel Sapucaia e disse à equipe de policiais que receberia R$ 2.000,00 para realizar o transporte da droga até o Estado do Paraná. As duas caminhonetes estavam carregadas com 3.350 kg de substância análoga à maconhada e 150 kg de substância análoga a skank.
Quando os dados dos veículos foram passados no sistema da polícia, os militares descobriram que as duas caminhonetes tinham queixas de furto/roubo. A Ford/Ranger havia sido roubada dia 24/12/2019 em Brasília e a Fiat/Toro foi furtada em 12/04/2020 em Biritiba Mirim/SP.
O adolescente foi apreendido e conduzido, juntamente com os veículos e entorpecentes, para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai. O prejuízo do crime foi avaliado em R$ 8.433.000,00.