18.8 C
Campo Grande
21/09/2024 - sábado
spot_img
InícioSaúdeFisioterapia na sacada ajuda no tratamento de pacientes

Fisioterapia na sacada ajuda no tratamento de pacientes

Atividades ao ar livre renovam forças de internados no hospital

Parte dos pacientes internados nos hospitais sofrem diversos prejuízos na saúde física e mental devido a causa que motivou a internação, e alguns também pelo tempo prolongado do tratamento, geralmente usando ventilação mecânica invasiva, sedação, procedimentos cirúrgicos complexos e medicações contínuas. Para evitar o máximo possível de perda das capacidades e força muscular, além de promover o retorno das funcionalidades dessas pessoas, a equipe de fisioterapeutas das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Campo Grande têm realizado atividades na sacada do hospital.

O trabalho de reabilitação começa ainda dentro da UTI, quando alguns critérios são estabelecidos para iniciar a mobilização segura do paciente. A equipe leva em consideração fatores pessoais de cada um, como reservas cardiovasculares e respiratórias, ou seja, a estabilidade do quadro, que inclui pressão arterial, frequência cardíaca, saturação de oxigênio e fatores neurológicos, como nível de consciência e de agitação. Além do bem-estar do paciente, vale ressaltar também os fatores externos, como as condições do ambiente, envolvimento e segurança da equipe multiprofissional.

É comum que esse paciente, quando em longo período de internação, apresente confusão mental, humor depressivo e limitações de força muscular, de mobilidade e de funcionalidade”, explica a supervisora do Serviço da Fisioterapia, Talita Arruda, sobre a necessidade de realizar atividades em ambiente externo e mais lúdico. “É perceptível a melhora do humor dessas pessoas, a redução de episódios de delirium e a maior adesão ao tratamento de reabilitação proposto pela equipe”, complementa.

A retirada desses pacientes do leito para evolução da progressão motora e o ganho de funcionalidades continuam como principal objetivo na recuperação, pois ajudam no processo até a alta, de forma segura para que logo estejam de volta à sociedade, restabelecendo suas posições na família e no trabalho.

De acordo com a fisioterapeuta, um empenho semelhante é aplicado dentro das UTIs por todos os profissionais. “Mesmo que o ambiente externo não seja possível, a criatividade e engajamento da equipe da fisioterapia e o entendimento e apoio da equipe multiprofissional, faz com que esse movimento aconteça em todas as unidades de terapia intensiva do hospital”, afirma a supervisora Talita Arruda.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes