O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (COSEMS∕MS) afirma que aderiu ao Programa “Vacina Mais”, uma iniciativa que tem o objetivo de unir esforços para conscientizar a população sobre a importância de aumentar a cobertura vacinal.
Conforme resolução nº 82, publicada em diário oficial, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde-SES, apoiadora do Programa, irá repassar incentivo financeiro as Secretarias Municipais, para custear os plantões e horas extras dos trabalhadores de saúde, designados para atuarem nas salas de imunização. Sendo repassado R$ 5.000,00 (cinco mil), em duas vezes, por cada sala de vacina. Mediante um cronograma dos municípios de suas respectivas ações de intensificação, que deverá prever campanhas aos finais de semana e feriados, estratégias de vacinação extramuros, horários de vacinação extensivos e busca ativa.
A Presidente do COSEMS∕MS, Maria Angélica Benetasso comenta “são ações que os municípios já realizam, como vacinação noturna e aos finais de semana, que nunca deixaram de ser feitas, este incentivo do Governo do Estado irá auxiliar no pagamento dos vacinadores e demais profissionais envolvidos nas ações. É uma boa ajuda”.
A vacinação é uma das intervenções de saúde pública mais eficazes, custo-efetivas e que salvam vidas, possível prevenir mais de 30 doenças potencialmente mortais e proteger gerações inteiras de famílias e comunidades ao longo de todo o curso de vida.
O Projeto Vacina Mais foi lançado em Brasília, no dia 27 de junho, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde∕Organização Mundial da Saúde (OPAS∕OMS), que se uniram para promover uma ampla campanha de incentivo à vacinação.
Com Informações: Ascom COSEMS/MS