Apenas 2.739 crianças de 3 e 4 anos receberam a 1ª dose da vacina contra Covid-19 (dados até 01/08), Mato Grosso do Sul possui 87 mil crianças desta faixa etária. A inclusão deste grupo ocorreu há cerca de duas semanas, em 19/07.
A Presidente do COSEMS/MS, Maria Angélica Benetasso avalia dois principais pontos para a baixa procura, “infelizmente a população perdeu o medo da doença, e também há pessoas que acreditam nas mentiras e teorias conspiratórias sobre a imunização infantil espalhadas nas redes sociais. Ainda estamos com superlotação dos leitos pediátricos, onde a principal causa são as Síndromes Respiratórias Aguda Grave.”
Segundo ela, todos os municípios de MS receberam o imunizante, e o Governo do Estado está dando suporte financeiro para o custeio de ações aos finais de semana e fora dos locais de vacinação.
“Convocamos todos que levem as crianças e compareçam para buscar sua dose de reforço, ainda há muitas pessoas com o esquema primário incompleto, é preciso manter os baixos níveis de circulação da doença”, conclui Maria Angélica.
Com informações: Ascom COSEMS MS