A tabela de Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) está sem reajustes no Brasil desde o ano de 2015, ainda no governo de Dilma Roussef (PT). Nesta quinta-feira (04/08), durante sua tradicional ‘live’ pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro garantiu que a tabela será corrigida para o próximo ano. Ele afirmou que o tributo vem se transformando em “redução de renda”.
Apesar da garantia, Bolsonaro não divulgou os índices da correção. “Agora está garantido com a equipe econômica. Vamos conversar. Não vou dizer o percentual ainda porque ainda não batemos o martelo. Mas vamos corrigir a tabela do Imposto de Renda”, declarou o presidente.
A medida de corrigir a tabela do IR foi uma das promessas de campanha de Bolsonaro em 2018. Agora que anunciou a correção, o presidente justificou que não foi possível adotar a medida nos anos anteriores por causa da pandemia. “Não corrigimos a tabela de imposto de renda em anos anteriores por causa da pandemia. A economia era uma incógnita, o que podia acontecer, e não tínhamos margem”, afirmou Bolsonaro na ‘live’.