A Meta, empresa dirigida por Mark Zuckerberg e que agora inclui a rede social Facebook, deixou claro o seu apoio à agenda do governo Joe Biden. Depois que a Casa Branca mudou a definição do termo “crise econômica”, o Facebook começou a remover postagens daqueles que ainda se lembram da definição correta.
Tradicionalmente, uma recessão tem sido definida como dois trimestres consecutivos de queda do PIB, a situação atual em que os Estados Unidos se encontram, mas para não admitir que o país entrou em recessão, o National Bureau of Economic Research (NBER), informou que a partir de agora uma recessão é um “ciclo econômico contracionário em que há um declínio geral da economia”, uma definição que é muito ampla e não serve para muito propósito.
Três meses antes das eleições legislativas, a ordem da Casa Branca é que ninguém fale sobre recessão, uma medida que rapidamente foi cumprida pelo Facebook, com seu verificador oficial Politifact.
Phillip Magness, diretor de pesquisa e educação do American Institute for Economic Research, uma renomada instituição fundada em 1933, escreveu um post no Facebook explicando a verdadeira definição da palavra “recessão” e por que é importante mantê-la.
Em sua publicação, Magness mostrou todas as vezes que o governo federal, incluindo os democratas e o próprio Joe Biden, usou a definição clássica de recessão, e lembrou que sempre, sem exceção, cada uma das recessões ocorridas em 1930, 1938, 1945, 1949, 1953, 1957, 1960, 1970, 1974, 1980-1982, 1990, 2008 e 2020 foram determinadas pela queda consecutiva de 2 trimestres.
Mas o “verificador” Politifact recomendou que o Facebook removesse o post do prestigiado economista. Politifact disse que a alegação “A Casa Branca está tentando proteger Joe Biden mudando a definição de recessão” é falsa, e é por isso que deve ser removida da web.
Magness chamou a censura do Facebook de “Orwellian”, uma referência ao livro de George Orwell, ‘1984’, que segue a história de um funcionário do Ministério da Verdade encarregado de remover a opinião das pessoas do discurso público.
Em entrevista concedida à Reason, o economista mencionou que o Facebook usou a definição clássica de “recessão” para excluir postagens que diziam que os Estados Unidos estavam em recessão, antes tecnicamente.
“Neste caso, a decisão do Politifact é agravada pelo fato de que eles já invocaram a mesma definição de recessão – dois trimestres consecutivos de declínio do PIB – em decisões anteriores para encobrir alegações democratas exageradas sobre uma recessão iminente ou para desmascarar reivindicações republicanas na mesma linha”, assegurou. Ou seja, o órgão de censura do Facebook nega a si mesmo a fim de remover do Facebook um post desconfortável com a Administração Biden.
O economista da AIER escreveu um artigo no Wall Street Journal no qual explica por que a definição de recessão sempre foi a mesma, e consequentemente por que a Casa Branca está mentindo dizendo que sempre foi o que a NBER apontou.
Fonte: La Derecha Diario