A chuva que começou a cair na terça-feira (16/08) em Mato Grosso do Sul veio em volume acima do normal para esta época do ano. De acordo com dados da estação meteorológica da Uniderp, foram 51,8 mm entre as 19h30 da terça-feira até as 7h45 da manhã desta quarta-feira (17/08).
De acordo com o meteorologista Nathálio Abrahão Filho, a média esperada para o mês de agosto na capital de Mato Grosso do Sul eram 31,4 mm. No entanto, o acumulado até hoje já bateu um volume de 83,8mm. Como ainda há previsão de chuva para esta quinta-feira (18/08) por período prolongado, a partir das 2h da manhã até o final da tarde, é grande a possibilidade de que o volume de precipitações acumuladas no mês supere em 3 vezes a média esperada para o período.
A frente fria que deve provocar mais chuva a todo centro oeste brasileiro foi impulsionada por um sistema de baixa pressão em atuação na região sul do Brasil. De acordo com o site cptec.inpe a previsão do tempo indica que nos próximos dias deve chegar ao centro-oeste brasileiro uma massa de ar polar que vai derrubar as temperaturas abaixo dos 10°C na capital e chegar a 3°C em Ponta Porã, índices também pouco comuns para o mês de agosto.