De janeiro até o mês de agosto deste ano, 114.026 débitos de licenciamento foram anistiados pelo governo em Mato Grosso do Sul, beneficiando 33.692 motocicletas até 162 cilindradas que, segundo a diretora de veículos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Virgínia Manetti, correspondem a um total de R$ 31.645.635,78 referentes apenas a licenciamentos em atraso desde 2017.
O perdão das dívidas tem sido possível por conta da lei nº 5.802, sancionada pelo governo do Estado e que prevê a anistia de débitos de licenciamento e IPVA no Estado.
A diretora ressalta que o período de anistia vai até o último dia útil do ano, sendo necessário apenas que o proprietário coloque em dia os tributos referentes a 2022.
Para que o proprietário do veículo tenha acesso a anistia, precisa ser atendido presencialmente em qualquer agência do Detran-MS. No entanto, na Capital e em algumas cidades do interior, o atendimento precisa ser agendado por meio do Portal de Serviços www.meudetran.ms.gov.br.